• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Uma a cada 5 CNHs em Campinas possui permissão para motorista exercer atividade remunerada


Detran-SP informa que das 723 mil carteiras ativas em fevereiro, 149 mil possuem a observação de “Exerce atividade remunerada (EAR)”. Percentualmente, maior alta foi entre as mulheres: 12,3%. Em Campinas (SP), uma a cada sete mulheres habilitadas possui a permissão para exercer atividade remunerada ao volante
Jefferson Barbosa/EPTV
Um levantamento do Detran-SP mostra que uma a cada cinco CNHs em Campinas (SP) possui a observação que o condutor exerce atividade remunerada (EAR). Percentualmente, a maior alta nos últimos dois anos foi entre as mulheres: 12,3%.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Considerando o mês de fevereiro, são 723.031 carteiras de motoristas ativas na metrópole, e 149.084 delas tem a indicação que o condutor tem autorização para trabalhar ao volante.
Entre as mulheres, o número de CNHs com a observação de EAR subiu de 36,8 mil para 41.465 em dois anos. Comparando ao total de carteiras de motorista, isso representa que uma a cada 7 mulheres tem a permissão.

Em números absolutos, há mais homens habilitados (419,5 mil) e também com permissão para exercer atividade remunerada ao volante – 107,6 mil.
Percentualmente, entretanto, o crescimento nas inclusões da permissão em CNHs de homens entre 2022 e 2024 foi menor que o das mulheres, com uma alta de 8%.
Como incluir o EAR na carteira?
O Detran-SP destaca que a observação “exerce atividade remunerada” deverá ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista que passar a exercer atividade remunerada com o veículo.
Para regularizar a situação, é necessário passar pela avaliação psicológica e, se considerado apto, pagar a taxa de emissão do novo documento.
O custo do exame psicológico é de R$ 136,14, enquanto o da emissão é de R$ 127,69. Clique aqui para realizar o processo pelo site do Detran.
Critérios:
Estar com a validade da CNH vigente;
Se o condutor for habilitado apenas na categoria A, para a inclusão da observação EAR, ele também deve ter mais de 21 anos, ter habilitação há no mínimo dois anos na categoria A e possuir curso de motofrete ou mototáxi válido;
Prontuário de habilitação registrado no Estado de São Paulo;
Não constar bloqueio ativo no prontuário de habilitação.
CNH
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
LEIA MAIS:
Frota de Campinas cresce 14% em 10 anos, se aproxima de 1 milhão e especialista diz: ‘Para se lamentar’
Campinas ganha motos novas como nunca e mudança no perfil provoca impactos no trânsito; entenda

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1