• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Relatório final da temporada verão 2024 indica 175 pontos próprios para banho em SC

O último relatório de balneabilidade do IMA (Instituto do Meio Ambiente), referente ao verão 2024, foi divulgado nessa quarta-feira (27). De acordo com as amostras coletadas, nos 238 pontos monitorados no Litoral catarinense, 175 estão próprios para banho. De abril a outubro, a pesquisa passa a ser divulgada mensalmente.

SC tem 175 pontos próprios para banho

Testes de balneabilidade realizados pelo IMA em praias de Santa Catarina – Foto: Julio Cavalheiro/Arquivo/Secom/ND

Relatório do IMA aponta os últimos resultados da temporada

O último relatório semanal da temporada traz as informações consolidadas dos resultados das coletas realizadas nos dias 25 e 26 de março de 2024.

De acordo com o relatório, nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no Litoral catarinense, 175 estão próprios para banho, o que representa 73,53%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 64 estão adequados para banho, o que equivale a 73,56%.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina – Foto: Foto Flavio Tin/Arquivo/ND

De abril a outubro, a pesquisa passará a ser divulgada mensalmente, diferente do que foi feito durante a temporada em que os relatórios eram semanais.

Metodologia e legislação

O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no Estado, o segundo maior do Brasil, com 238 pontos monitorados e vigente desde o ano de 1976.

Quanto ao denominado mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da ANA (Agência Nacional de Águas) e CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado próprio  quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1