• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Filhote resgatado junto com mais de 200 cães de canil clandestino em Joinville ganha um lar

Um dos 221 cães resgatados de um canil clandestino em Joinville encontrou um lar nesta quinta-feira (28). A filhote de buldogue francês foi adotada pela moradora Fabiana Azevedo dos Santos e sua filha Lara.

Filhote ganhou um lar na família dos Azevedos  - Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

1
2

Filhote ganhou um lar na família dos Azevedos – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Houve 500 pedidos de interesse em adotar os cães, conforme a prefeitura  - Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

2
2

Houve 500 pedidos de interesse em adotar os cães, conforme a prefeitura – Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

A primeira adoção do grupo de cachorrinhos ocorreu no CBEA (Centro de Bem-Estar Animal), onde eles estão recebendo tratamento desde que foram retirados de condições de maus-tratos.

“Quando soube do caso, entrei em contato com a ouvidoria. No CBEA, informamos que estamos cientes dos custos com veterinário e ração e que temos condições de arcar com essas despesas e cuidar com responsabilidade e amor”, disse Fabiana.

Dos 221 animais resgatados, apenas 10 filhotes estavam disponíveis para adoção nessa quinta-feira. A maioria dos cães são filhotes recentes – ainda em fase de amamentação ou passando por cuidados veterinários.

Muito amorosos, os cachorros aguardam passar pelo tratamento para poderem receber um novo lar - Isabela Corrêa/NDTV

1
4

Muito amorosos, os cachorros aguardam passar pelo tratamento para poderem receber um novo lar – Isabela Corrêa/NDTV

Após ser resgatada do canil clandestino, Lilica aguarda procedimento para ser liberada para adoção - Isabela Corrêa/NDTV

2
4

Após ser resgatada do canil clandestino, Lilica aguarda procedimento para ser liberada para adoção – Isabela Corrêa/NDTV

Cães resgatados de canil clandestino devem passar por castração, receber vacina e entrar para adoção - Isabela Corrêa/NDTV

3
4

Cães resgatados de canil clandestino devem passar por castração, receber vacina e entrar para adoção – Isabela Corrêa/NDTV

Diversas raças estão entre as resgatadas; animais precisam de cuidado especial - Isabela Corrêa/NDTV

4
4

Diversas raças estão entre as resgatadas; animais precisam de cuidado especial – Isabela Corrêa/NDTV

O CBEA informou que os cães serão disponibilizados para adoção somente quando estiverem em condições adequadas para esse processo

Como funciona o processo de adoção?

As pessoas que se cadastraram por meio da ouvidoria passam por uma entrevista, com prioridade para os moradores de Joinville, já que esses cães precisam ser acompanhados pelo Centro, mesmo depois de adotados.

“Essas Ouvidorias são enviadas para o CBEA e são analisadas por ordem do registro. Quem fez antes é chamado primeiro. Esses cães já sofreram maus-tratos, então queremos ter a certeza que esses animais irão para um lar que terá condições de dar tudo o que eles precisam. E são animais de raças que demandam um cuidado especial e gasto com veterinário ao longo da vida, que é de responsabilidade de quem adotar. São doenças típicas dessas raças, que quem levar o cão para casa precisa ter ciência”, explica a gerente do CBEA, Elisabet de Sousa Mendes.

Também é necessária a assinatura do Termo de Fiel Depositário. Como os cães foram resgatados por determinação judicial, ao final do processo, existe a possibilidade da Justiça determinar a devolução da guarda dos animais ao antigo tutor.

500 solicitações de interessados

Após ser divulgado com exclusividade pelo Grupo ND, o caso ganhou repercussão em Joinville. Segundo a prefeitura, até o momento, já foram registradas mais de 500 solicitações de pessoas interessadas em adotá-los.

Adote um “Aumigo”

Além dos cães de raça resgatados no canil, o CBEA tem mais de 60 animais prontos para a adoção. Normalmente, esses animais não têm raça definida, mas também são fofos e merecem um lar cheio de amor e cuidado.

Para adotar, os interessados podem acessar a feira virtual no site da prefeitura. “Eles estão prontos para receber um novo lar. São mais de 60 animais que já passaram por consultas e foram microchipados e castrados. E, diferentemente dos cães de raça do canil, são animais que tendem a exigir menos gastos com veterinários ao longo da vida”, explica a gerente do local.

Claudia Manoela Lamin também foi uma das pessoas que adotou, nesta quinta-feira, um dos cães de raça resgatados. Mas ela tem em casa uma vira-latas adotada e também recebe cachorros em casa, como lar temporário.

“Minha cadela vira-latas já está comigo há sete anos. E fiquei em casa com um pit bull do CBEA até ele encontrar um lar definitivo”, informa Claudia.

“Situação deplorável”, canil oferecia péssimas condições

Ficou claro para as autoridades a situação de maus-tratos em que os cães eram expostos no canil clandestino. A fiscalização verificou sujeira, medicamentos vencidos e muito lixo espalhado pelo terreno e no local. Além da produção irregular de queijo, sem a higiene necessária.

162 cachorros e um papagaio foram resgatados após fiscalização – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução/ND

Segundo a promotora de Justiça Simone Cristina Schultz, a situação em que os animais estavam era deplorável. “Dezenas de animais de diversas raças e espécies em situação absolutamente degradante”, relatou.

Duas pessoas foram presas

De acordo com a delegada Tânia Harada, da DIC de Joinville (Divisão de Investigação Criminal), duas pessoas foram presas em flagrantes por maus-tratos.

A polícia também conseguiu averiguar outros crimes, como poluição em uma área de proteção ambiental. “Toda essa estrutura está dentro de uma área de preservação. O canil está do lado de um curso da água, então provavelmente os dejetos dos cães são jogados na água”, explicou a delegada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1