• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Em tradicional cerimônia de Páscoa, Papa Francisco lava os pés de 12 detentas em prisão de Roma


O Lava-pés, realizado nesta Quinta-feira Santa, é uma das diversas cerimônias do período da Páscoa que o líder máximo da Igreja Católica atenderá. O Papa Francisco é o primeiro pontífice a incluir mulheres e não-cristãos no ritual que reproduz o gesto de humildade de Jesus para com os seus apóstolos. Em tradicional cerimônia de Páscoa, Papa Francisco lava os pés de 12 detentas em prisão de Roma
Jornal Nacional/Reprodução
O Papa Francisco fez a tradicional cerimônia do Lava-pés da Quinta-feira Santa em um presídio em Roma. Mais cedo nesta quinta (28), abençoou fiéis e sacerdotes no Vaticano.
Com a missa do crisma, celebrada na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco entrou nos dias mais movimentados da Semana Santa até o Domingo da Páscoa Cristã. Período em que se concentram ritos muito longos que podem ser cansativos para o Papa de 87 anos.
Francisco vem sofrendo de crises de bronquite e gripe. No final de semana, cancelou a homilia do Domingo de Ramos. Mas, nesta quinta-feira (28), parecia bem disposto e leu o longo sermão da missa crismal, tradicional celebração durante a qual abençoa os óleos santos que serão usados em cerimônias durante o ano.
A Quinta-feira Santa evoca a última ceia de Jesus com os apóstolos, um dia antes da crucificação, e nesta data os sacerdotes renovam as promessas feitas no momento em que entraram para o serviço religioso.
O Papa Francisco também renovou as dele, pediu aos padres que tenham compaixão e que evitem a desonestidade e a hipocrisia.
Na tarde desta quinta, Francisco foi à Penitenciária de Rebíbia, em Roma, uma das maiores da Itália, para a cerimônia do Lava-pés. O Papa lavou os pés de 12 detentas, de vários países, e os beijou. É o primeiro pontífice a incluir mulheres e não-cristãos no ritual que reproduz o gesto de humildade de Jesus para com os seus apóstolos.
O papa lembrou que, com o Lava-pés, Jesus se humilhou para dizer que não estava ali para ser servido, e sim para servir.
Veja fotos: Papa Francisco lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
Durante a homilia para as detentas, Francisco acrescentou:
“Cada um tem a sua própria história. Mas o Senhor espera sempre por nós, de braços abertos, e nunca se cansa de perdoar”.
Na sexta-feira (29), dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, o Papa Francisco é esperado na Basílica de São Pedro e à noite no Coliseu, onde acontece a caminhada da via crucis. Pela primeira vez desde que se tornou papa, Francisco escreveu as meditações da procissão deste ano.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1