• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Areia das praias de São Luís está poluída, apontam pesquisadores


Segundo o estudo, as coletas foram realizadas durante seis meses, com chuva e sol, entre os anos de 2022 e 2023. Material analisado revelou a presença de bactérias potencialmente patogênicas e que podem causar infecções e diversas doenças. Areia das praias de São Luís está poluída, apontam pesquisadores
Reprodução/TV Mirante
Pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) descobriram que não é só a água do mar que está poluída na orla de São Luís. Segundo eles, quantidades alarmantes de bactérias foram encontradas na areia da praia.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O apontamento foi feito a partir de uma pesquisa inédita do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, vinculado ao Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
De acordo com o pesquisador da UFMA, Osmar Vasconcelos, o estudo constatou um número elevado de contaminação na areia da orla marítima da capital. “Constatamos níveis muito elevados, muito acima do tolerável. Então, a água e a areia estão no mesmo nível de contaminação. Mas não só contaminadas, elas estão super-contaminadas. Então, as vezes os laudos acabam mascarando a realidade da situação”
O material analisado na pesquisa foi coletado na praia Olho d’Água, na capital, em uma região, que fica próximo ao local onde ocorre o fenômeno “Língua Negra”, que é aquela mancha escura que sinaliza o lançamento de esgoto não tratado na orla desta praia.
As coletas foram realizadas durante seis meses, com chuva e sol, entre os anos de 2022 e 2023. O material passou por uma análise que revelou a presença de bactérias potencialmente patogênicas, ou seja, que podem causar infecções e diversas doenças.
Segundo os pesquisadores quantidades alarmantes de bactérias foram encontradas na areia da praia de São Luís
Reprodução/TV Mirante
O também pesquisador da UFMA, Jorge Nunes, ressalta que esta poluição elevada traz consigo um número considerável de bactérias que pode acarretar danos a saúde do ser humano. “Essa condição que nós estamos encontrando de superpoluição, onde estamos encontrando uma concentração muito grande de bactérias. Bactérias provenientes de esgoto que traz, não só essas bactérias que são os coliformes como monitoramento. Mas existem outras que também foram monitoradas e podem constituir em situações muito agravantes, até mesmo de pandemia”.
O local onde foram coletadas as amostras fica próximo da Estação Elevatória de Esgoto Pimenta 1. Segundo os pesquisadores, o esgoto sem tratamento e o transbordo das estações de rejeitos, somados ao período de chuvas intensas, podem favorecer a contaminação da orla e dos banhistas.
O infectologista Bernardo Wittlin pontua que a falta de tratamento na rede de esgoto aliado a proliferação de rejeitos pode potencializar o surgimento de doenças como diarreicas agudas e a hepatite A. “Se está contaminado com fezes pode haver diversas bactérias patogênicas, vírus patogênicos que são transmitidos pelas fezes. Então, isso pode levar a doenças diarreicas agudas, a hepatite A, que é uma doença viral. Então, isso traz um risco importante para a saúde”.
Areia das praias de São Luís está poluída, apontam pesquisadores
Sobre a poluição das praias, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) emitiu nota para informar que monitora as praias e alegou que as chuvas podem interferir na qualidade da água do mar e das faixas de areia das praias.
O órgão disse ainda que está implantando um projeto para redução dos resíduos em rios, com uso de barreiras flutuantes, para que os resíduos não contaminem o mar e que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) vai construir quatro novas estações para tratamento de esgotos para também reduzir a contaminação das praias. A Secretaria não informou sobre quando essas ações serão concretizadas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1