• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

VÍDEO: fotógrafo registra martim-pescador com peixe enroscado no bico


Fotógrafo com mais de 10 anos de experiência em fala sobre primeiro registro da espécie, feito em Morada Nova (CE). Descubra curiosidades sobre o formato do bico da ave. Vídeo mostra martim-pescador com peixe enroscado no bico
O fotógrafo Rogério Rumão flagrou um martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana) tentando se alimentar de um peixe enquanto a presa estava enroscada em seu bico. O registro foi feito no Sítio Lagoa Funda, em Morada Nova (CE).
“A maioria dos meus registros são planejados, na maioria das vezes eu saio com o plano de fotografar aquela determinada espécie. Por isso, a sensação de fotografar um momento como esse é incrível, muito gratificante”, conta.
Rogério começou a fotografar vida selvagem há mais de 10 anos, mesmo assim, esse foi o primeiro registro de um martim-pescador do fotógrafo.
“Existem vários desafios, tem que haver muita paciência para esperar o momento certo, o clima da região, às vezes o deslocamento até o local onde ocorre a espécie, e o tempo que você tem que investir naquilo. Mas tudo isso faz parte da aventura e da história de cada registro”, explica.
Apesar das dificuldades sempre estarem presentes nos momentos de passarinhar, o fotógrafo revela algumas das técnicas que o ajudam a fotografar momentos únicos como o do martim-pescador.
“Estudar bastante o comportamento da espécie que você quer fotografar ou filmar, saber o ambiente que a espécie gosta e a alimentação. Também uso da camuflagem como técnica para conseguir uma boa aproximação, deixando assim a espécie tranquila e com seu comportamento natural”, explica.
A espécie ocorre do Texas e México à Argentina e em todo Brasil
Rogério Rumão
Inspirados pela natureza
Uma curiosidade sobre o martim-pescador é o formato de seu bico. Ele inspirou o desenho do trem-bala Shinkasen, veículo que viaja pelas ferrovias de alta velocidade em todo o Japão a velocidades de 240 a 320 km/h, transportando milhões de passageiros todos os anos.
A inspiração surgiu após os engenheiros do projeto perceberem que as altas velocidades alcançadas pelo Shinkasen causavam uma onda de pressão atmosférica na frente do trem. Quando ele passava por túneis, a onda produzia um forte barulho na saída, incomodando moradores próximos.
Pensando no problema, os engenheiros foram buscar a solução na natureza para redesenhar o trem-bala. Eles notaram como os martim-pescadores são capazes de cortar o ar e mergulhar na água para pegar presas, tudo isso sem respingar água.
LEIA TAMBÉM
Como o hobby de um engenheiro japonês solucionou um grande problema no trem-bala
Espécies de martim-pescador mergulham em rios brasileiros para caçar peixes
Eles então redesenharam a frente do trem para imitar a forma do bico do martim-pescador. Isso ajudou a reduzir o ruído e a eliminar as barreiras do túnel, além de permitir que o trem viajasse 10% mais rápido usando 15% menos eletricidade.
A ave tem partes superiores em verde bem escuro, contrastando com uma faixa branca que liga a base do bico à nuca
Rogério Rumão
Martim-pescador-pequeno
Ave da família Alcedinidae, o martim-pescador-pequeno é o representante mais comum no Brasil.
É conhecido também pelos nomes de ariramba-pequeno, martim-cachaça e martim-pescador. Vive ao longo de rios, lagos, orlas marítimas, mangues, embocaduras de rios, em florestas ou áreas abertas, onde haja árvore para o pouso. A espécie mede 19 centímetros de comprimento.
Para se alimentar, a ave pousa na vegetação à beira d’água, de onde observa suas presas antes de mergulhar, às vezes pairando no ar momentos antes. Come peixes de 3 a 5,5 centímetros e crustáceos, sendo uma espécie de hábitos alimentares mais generalista.
*Texto sob supervisão de Giovanna Adelle
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1