• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Represa de Cajazeiras não tem risco de rompimento, explica equipe técnica do Dnocs na Paraíba


Órgão federal explica que buraco registrado pela população é numa barreira de contenção que não afeta a estrutura principal da represa. Represa de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba
TV Cabo Branco/Reprodução
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) do Governo Federal informou na manhã desta quarta-feira (17) que os problemas registrados pela população de Cajazeiras na represa Engenheiro Ávidos não representam riscos generalizados à região. Nas últimas horas, diante de fortes chuvas na cidade do Sertão da Paraíba, a população produziu vídeos e fotos de um buraco na barragem, o que provocou medo nas pessoas, mas os técnicos informaram que isso não significa um colapso da estrutura.
O buraco que se formou, segundo o Dnocs, aconteceu por causa da pressão da água das chuvas numa barreira de contenção chamada de ensecadeira. Ela existe para conter o fluxo da água quando o açude sangra.
Isso significa que, caso a ensecadeira de fato se rompa, e o açude venha a sangrar, isso vai significar um maior fluxo de sangria e um aumento mais rápido do volume dos rios.
O Dnocs, de toda forma, informou que preventivamente vai abrir as comportas da barragem, para retardar a sangria. Essa água que será liberada vai para o Açude São Gonçalo e posteriormente para as Várzeas de Sousa.
Buraco em barreira de represa assusta moradores da região de Cajzeiras
TV Cabo Branco/Reprodução
O órgão federal informou ainda que já existem obras de reforço da estrutura da barragem e da própria barreira sendo realizadas em parceria com o Ministério da Integração, iniciadas antes mesmo do início das chuvas, e que não há riscos de um rompimento total da estrutura.
Também preventivamente, a Prefeitura Municipal de Cajazeiras pediu atenção redobrada das comunidades ribeirinhas. E que moradores mais próximos do açude estão sendo orientados a deixar provisoriamente as suas casas, justamente por causa da possibilidade de aumento de vazão da sangria, caso ela se concretize.
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba informou que não foi acionado por ora, mas que o batalhão em Cajazeiras está ciente dos protocolos de segurança e em alerta para qualquer necessidade.
Vídeos mais assistidos da Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1