• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Governador do RS presenteia Papa Francisco com camisas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Inter em visita ao Vaticano; veja vídeo


Eduardo Leite (PSDB) convidou o pontífice a visitar o Rio Grande do Sul na ocasião dos 400 anos das Missões Jesuítico-guarani, em 2026. Governador do RS presenteia papa com camisetas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Inter
O governador Eduardo Leite (PSDB) presentou, na manhã desta quarta-feira (17), no Vaticano, o Papa Francisco com camisas do Brasil de Pelotas, Grêmio e Internacional, além de uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões (veja acima).
O Brasil de Pelotas é o time de futebol para o qual Leite torce.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os presentes foram entregues após convite feito ao líder da igreja católica para que visite o Rio Grande do Sul em 2026, quando serão comemorados os 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao estado (saiba mais abaixo). Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta.
O convite ocorreu após audiência geral no Vaticano, ocasião em o Papa e Leite conversaram.
“Foi uma conversa muito gentil, muito amável, do Papa conosco. Ele agradeceu pelos presentes e pelo convite. E também lembrou que ele já esteve muitas vezes na cidade de Pelotas, onde um tio dele morou”, disse o governador, que é natural da cidade que fica na Região Sul do RS
Governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, entrega presentes ao Papa Francisco
Vatican Media/Divulgação
História
Formada por 26 municípios, a região das Missões, no Noroeste do estado, ajuda a contar a história jesuítica e missioneira a partir dos seus patrimônios históricos e culturais, como o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo, em São Miguel da Missões.
No dia 3 de maio de 1626, o padre jesuíta Roque Gonzales atravessou o Rio Uruguai e fundou o primeiro povoado em terras do atual território do Rio Grande do Sul. A redução de São Nicolau ficou conhecida como a Primeira Querência do Rio Grande.
A partir daí, as Missões se consolidaram em quase todo o território gaúcho.
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) entrega presentes ao Papa Francisco
Governo do Rio Grande do Sul/Divulgação
Agenda
O objetivo da agenda do governador no exterior é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha.
Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã.
A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1