• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Governo informa que não há previsão para transporte de usina de asfalto até aeroporto de Fernando de Noronha para início de obra


Equipamento chegou à ilha e foi descarregado do navio no dia 8 de abril. Previsão inicial da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura era de que a usina estaria no canteiro de obras em dez dias. Usina está na Vila do Trinta
Ana Clara Marinho/TV Globo
Nove dias após a chegada da usina de asfalto a Fernando de Noronha, quando foi realizada uma megaoperação para retirada do equipamento do navio de carga, não há previsão para o transporte do equipamento para o canteiro de obras no aeroporto da ilha. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (17) pelo governo do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A usina será usada no trabalho de recuperação da pista do aeroporto de Noronha. Desde outubro de 2022 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), proibiu o pouso proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, como boeings e jatos. A pista do aeroporto apresentava fissuras e buracos.
Com a proibição, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades em Fernando de Noronha. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro do ano passadom, também com aeronave do tipo ATR.
Em megaoperação, usina de asfalto é descarregada em Fernando de Noronha para obra do aeroporto
Previsão
No dia 10 de abril, o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Antônio Olímpio Filho, informou seriam necessários até dez dias para a remoção da usina de asfalto do porto até o aeroporto, onde será executado o serviço.
O prazo foi estipulado em função das dificuldades para transportar o equipamento, que pesa 30 toneladas e mede 22 metros de comprimento.A usina foi levada de caminhão até a Vila do Trinta, cerca de cinco quilômetros distante do Aeroporto Carlos Wilson.
O representante do governo do estado informou que a carreta com o material precisava passar pela BR-363 e seria preciso remover uma árvore, além de retirar alguns postes.
Nesta quarta (17), o g1 entrou em contato com a Neonergia, concessionária de energia em Pernambuco. A empresa informou que não recebeu solicitação para remoção de poste em Fernando de Noronha para passagem do equipamento.
A Semobi indicou, por meio de nota, que a usina de asfalto “encontra-se atualmente no canteiro administrativo da empresa responsável pela obra. O equipamento será transportado posteriormente para o local onde serão executados os serviços, o que ocorrerá após chegada de outros maquinários que compõem a patrulha mecanizada (conjunto de equipamentos para pavimentação)”.
O texto diz, ainda, que uma via de acesso do aeroporto para o canteiro está em estudo por engenheiros e técnicos.
“O plano de execução da operação de transporte da usina de asfalto está em andamento e segue ocorrendo. O transporte da usina de asfalto do local onde está até o canteiro não irá comprometer o fornecimento de energia na ilha”, finaliza a nota.
O presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Ailton Araújo Júnior, criticou a demora para o início do processo de produção de asfalto.
“Nós entendemos que não existe planejamento. A informação inicial era de que, quando chegasse a usina, o trabalho começaria. Esperamos a confecção da usina de asfalto, o navio foi adaptado, aguardamos a melhor maré e agora precisa de mais equipamento. Isso é um absurdo”, disse.
A obra está orçada em R$ 60 milhões. O governo do estado não divulgou o cronograma atualizado do serviço.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
F
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1