• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

A três semanas do fim do prazo, mais de 187 mil eleitores ainda precisam regularizar o título no Vale e região; veja passo a passo


Prazo para a regularização do título eleitoral acaba em 8 de maio. São José dos Campos tem mais de 40,9 mil eleitores nessa situação. Título de eleitor
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A menos de seis meses do primeiro turno das Eleições 2024 — e a menos de um mês do fim do prazo para regularização –, mais de 187 mil eleitores do Vale do Paraíba e da Região Bragantina ainda precisam regular o título.
Ao todo, segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) — levantados a pedido do g1 –, 187.295 eleitores se enquadram nesse cenário nas 46 cidades da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o TRE, o total de pessoas nessa situação é representado por eleitores que não compareceram a três turnos de votação ou não compareceram à revisão biométrica nos municípios em que ocorreu o cadastramento obrigatório.
Ainda de acordo com o TRE, há algumas possibilidades para esse cenário, como, por exemplo:
Pessoas que mudaram para o exterior e não transferiram o domicílio eleitoral;
Eleitor mudou de estado e não transferiu o título ainda;
Eleitor está em SP em outra cidade e precisa fazer a transferência.
Maior cidade da região, São José dos Campos também concentra o maior número de eleitores que precisam regularizar o título: são 40.943.
Jacareí aparece em seguida, com 15.853, seguida por Bragança Paulista (13.159), Atibaia (12.403), Pindamonhangaba (10.921), Caraguatatuba (7.916) e Guaratinguetá (7.882) — veja a lista completa abaixo.

Serviço pela internet
Para conferir se o cadastro eleitoral está regular ou para alterar dados pessoais, o eleitor nem precisa sair de casa, na maior parte dos casos. A página do Tribunal Superior Eleitoral oferece os serviços. Entre eles:
acompanhar a solicitação do novo documento ou da regularização;
atualizar dados cadastrais e transferir o título para outro município;
incluir a identidade de gênero e o nome social;
consultar locais de votação e o número do título eleitoral, além de imprimir o documento.
Caso seja necessário resolver a questão presencialmente, o sistema faz um alerta e indica o cartório eleitoral adequado para o procedimento.
Título de eleitor
TRE-SC/Divulgação
Eleições
As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. Eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a ir às urnas.
Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1