• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Zé Doca vive situação de calamidade pública após pior volume de chuvas da história


Em um único dia, a quantidade de água foi suficiente para romper açudes e provocar inundações em vários bairros. Mais de 200 famílias foram afetadas. Zé Doca registra o pior volume de chuvas da história
Moradores de Zé Doca, a cerca de 315 km de São Luís, ainda estão contabilizando as perdas provocadas pelo maior volume de chuva já registrado no município. A prefeitura já decretou estado de calamidade pública.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
Em apenas 24h, foram mais de 136 milímetros de chuva no último domingo (14). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), neste dia Zé Doca registrou o maior volume de chuva do país.
“Nunca tinha visto uma enchente dessas na minha vida”, afirmou o morador Rafael Souza, ao g1. Ele não teve grandes prejuízos, mas afirma que há moradores que perderam tudo.
Nas redes sociais, vídeos (confira abaixo) mostram como a água subiu, cobriu móveis e até veículos, no município. Casas e escolas foram afetadas, açudes foram rompidos e teve ponte que cedeu.
Maior inundação já registrada em Zé Doca causou vários prejuízos
Apesar dos diversos prejuízos na cidade, a Prefeitura de Zé Doca afirma que não houve registro de desaparecidos ou óbitos, por causa das inundações. Ao todo, 207 famílias foram afetadas, totalizando 818 pessoas.
Atualmente, a água já baixou, mas as perdas materiais ficaram, especialmente nos bairros Amorim, Vila Nova, Vila Gusmão, Centro Diocesano, Novo Horizonte e o centro da cidade. Há registro de perdas de mobílias e eletrodomésticos, assim como prejuízos em veículos.
Carro, moto e sofá tomados por água durante o pior volume de chuva da história de Zé Doca
Reprodução/Redes sociais
A Prefeitura de Zé Doca afirma que poucas famílias ficaram desalojadas e a maioria pôde retornar para suas residências após as águas baixarem. Porém, por causa dos prejuízos materiais, a prefeitura diz que busca meios para auxiliar os moradores. Um Projeto de Lei está sendo criado para tentar viabilizar um auxílio financeiro aos mais afetados.
“A Secretaria Municipal de Assistência Social, bem como a prefeita pessoalmente com todo seu gabinete, se colocou à disposição da população para ajudar no que fosse necessário. Rapidamente foi realizada a distribuição de alimentos e água mineral, oferecido abrigo aos que necessitavam e realizado um rápido levantamento dos danos de cada um dos atingidos. A prefeitura colocou todas as secretarias à disposição para ajudar as famílias com transporte para mudanças, locais para abrigos, alimentação, aluguel solidário, cestas básicas, dentre outros. (…) Enquanto gestão pública, reafirmamos mais uma vez o nosso compromisso em trabalhar e colaborar para minimizar os prejuízos causados às famílias em situação de vulnerabilidade”, declarou a Prefeitura de Zé Doca, em nota.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1