• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

E-book de química lançado pelo IFSertãoPE Salgueiro tem foco na aprendizagem de estudantes neuroatípicos


O livro “Conceitos básicos de cinética química com uma abordagem inclusiva” é gratuito e busca aumentar a conscientização relacionada ao TEA e a outros aspectos neurodivergentes. O e-book “Conceitos básicos de cinética química com uma abordagem inclusiva” está disponível gratuitamente no repositório de leituras no site do IFSertãoPE.
Andressa Silva
O e-book “Conceitos básicos de cinética química com uma abordagem inclusiva”, com editoria do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) foi lançado no Campus Salgueiro. O livro tem o objetivo de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a outros aspectos neurodivergentes.
O material contempla abordagens teóricas, com explicações escritas e em videoaulas, e práticas, com exercícios e jogos virtuais que englobam o conteúdo explanado. O e-book foi organizado por Gabriel Messias da Silva, Layane Lima Sabóia e Maria Lair Sabóia Lima.
De acordo com Lair Sabóia, é preciso ter consciência de que as neurotipicidades têm espectros de características e que nem sempre é possível alcançar todas as características. Mas que é fundamental mostrar que a abordagem didática precisa se modificar.
“A partir do momento que o ensino não abraça todos os estudantes, ele não abraça de maneira inclusiva a todo mundo, alguma coisa não está certa, então a gente precisa mudar. Quando nós docentes recebemos alunos do ensino médio em sala de aula, com algumas neurodivergências, como autismo, TDAH, dislexia, disgrafia, a gente não tem material para trabalhar. Se a gente pensar, não fomos sensibilizados com relação às neurodivergências durante a nossa formação acadêmica. Isso é um assunto que é mais recente. Então, talvez por isso, haja uma escassez tão grande de material, principalmente no ensino médio.”, reconhece Lair.
Ainda de acordo com a organizadora do e-book, os livros didáticos que são recebidos por ela e pelos demais professores não atendem a certas especificidades. Pensando nisso, o material contém o tamanho das letras bem maior do que o convencional, mais espaçamento entre linhas, para que não ficasse muito conteúdo condensado em apenas uma página.
Além disso, é possível perceber ricas ilustrações, para que os estudantes consigam associar as experiências do conteúdo com experiências reais do cotidiano. Nesse sentido, alguns exercícios são diferenciados, de modo em que os alunos possam circular, pintar, desenhar, e, tudo isso dentro do ambiente da química, aproveitando melhor o ensino e o acompanhamento do real entendimento do assunto por parte deles.
O e-book “Conceitos básicos de cinética química com uma abordagem inclusiva” foi desenvolvido a partir das experiências do projeto “Confecção de jogos virtuais direcionados ao ensino de cinética química: uma proposta inclusiva para alunos autistas”. O projeto foi realizado no Campus Salgueiro, do IFSertãoPE, com o objetivo de contribuir com uma abordagem inclusiva, humana e diversificada da cinética química no Ensino Médio.
“Dentro do e-book a gente colocou um material complementar, que foi feito em boa parte pelo bolsista do projeto de âmbito do IF Sertão, que fez o desenvolvimento de jogos virtuais, que pode ser acessado gratuitamente e de videoaulas disponíveis também na Web”, disse Lair Sabóia.
Além disso, o e-book também conta com uma versão editável, em que indicações ao longo do livro sugerem que os professores substituam determinados elementos, por exemplo, figuras por personagens que sejam de hiperfoco dos estudantes neurodivergentes.
O e-book está disponível gratuitamente no repositório de leituras no site do IFSertãoPE. A expectativa é de que a obra contribua com a comunidade acadêmica, estudantes e educadores no desenvolvimento de práticas inclusivas de ensino.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1