• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que é agamia? Modalidade de relação afetiva vem crescendo e ganhando adeptos entre os jovens

A diversidade relacional está cada vez mais em evidência na sociedade contemporânea. E existe um novo modelo de relacionamento que é a nova tendência entre os jovens: agamia. Além desse formato, o poliamor, relacionamento aberto, e outros, ganham espaço, refletindo uma ampla gama de experiências, mudanças sociais e evoluções nas perspectivas individuais.

Os relacionamentos modernos buscam priorizar a liberdade individual. É neste ponto que a agamia se destaca, desafiando as normas convencionais e permitindo explorar a ausência de um parceiro.

Agâmicos não dependem de um relacionamento sério para serem felizes – Foto: Freepik/Reprodução/ND

O que é agamia?

‘Agamia’, é uma palavra que vem do grego (a – significa “não” ou “sem” / ‘gamos’ ´- é referente a “união íntima” ou “casamento”). Essa filosofia reflete a falta de interesse de uma pessoa em estabelecer um vínculo romântico, muitas vezes acompanhada da decisão de não ter filhos.

Relacionamentos agâmicos são a nova aposta dos jovens – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Essa forma de se relacionar, se opõe ao sistema monogâmico e sustenta que o casal é uma estrutura desnecessária. Busca reforçar que não há a necessidade de estar junto a uma pessoa para ser feliz.

A agamia  não rejeita o afeto nem a sexualidade, apenas rejeita a ideia do amor romântico, do “conto de fadas”.

Conheça as diferentes formas de se relacionar

Existem diversas maneiras de se relacionar no mundo atual, que fogem do convencional.

Monogamia 

  • É o formato mais tradicional. Um relacionamento monogâmico é quando a pessoa se relaciona somente com um parceiro, uma única pessoa tem exclusividade.

Poligamia 

  • Nesse formato, a pessoa tem mais de um parceiro. Um relacionamento poligâmico é dividido em dois tipos: poliginia e poliandria.
  • Poligia: quando um homem tem duas ou mais parceiras
  • Poliandria: quando uma mulher tem dois ou mais parceiros

Poliamor 

  • No poliamor, as pessoas tem relações sexuais e afetivas com mais de uma pessoa. Um dos exemplos desse formato é o trisal, onde três pessoas se envolvem como conjuguês.

Anarquia relacional 

  • A proposta desse formato de relacionamento é que todas regras das relações sejam combinadas entre o casal. Podendo ter outras parceiras ou exclusividades, desde que todos estejam de acordo.

Sologamia 

  • Um relacionamento sologâmico é quando as pessoas decidem ter um relacionamento sério consigo mesmas.

Relacionamento aberto 

  • Em um relacionamento aberto, os casais são livres param terem relações sexuais com outras pessoas, desde que não haja afeto.

Agamia x Modelos tradicionais 

É importante saber diferenciar a agamia dos outros modelos de relacionamento.

Agamia prioriza o autoconhecimento – Foto: Reprodução/ND

Os agâmicos não buscam eliminar os laços afetivos, mas sim explorar os diferentes tipos de conexões pessoais de forma livre. Ao contrário de outros formatos, a agamia prioriza o desenvolvimento da sexualidade individual, concedendo mais espaço e importância ao autoconhecimento e ao prazer.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1