• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

CineSonora estreia com exibição gratuita de filmes sobre música, nesta quarta, no CIC

Partiu para o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) para conferir nesta quarta-feira (24) a estreia do projeto “Sons Inéditos”, que levará para a telona uma programação imbatível e gratuita de documentários sobre música produzidos no Brasil.

A ideia é do Cineclube CineSonora, em uma parceria com o In-Edit Brasil, o Festival Internacional de Documentário Musical.

“Manguebit”, documentário de Jura Capela, é o destaque da estreia do Cineclube CineSonora, nesta quarta (24), no CIC, em Florianópolis – Foto: Divulgação

Serão 15 sessões quinzenais, sempre às quintas-feiras, até o mês de novembro. Para a abertura nesta quarta as atrações serão o documentário “Manguebit”, de Jura Capela (PE, 2022), o videoclipe “Louvada Seja a Dança”, do artista catarinense Gabriel, O Rosa, e presença do diretor artístico do In-Edit, Marcelo Aliche.

A abertura será às 19h30min, com a exibição dos filmes para finalizar com um bate-papo com o músico Marcos Evaldo, da banda Lamaçau, (o nome da banda é com “u”), sobre o longa “Manguebit”. A organização acertou no “timming” com esse filme, já que estamos no auge da celebração dos 30 anos de lançamento de “Da Lama ao Caos”, o clássico da banda pernambucana Chico Science e Nação Zumbi.

Os ingressos serão distribuídos de acordo com a ordem de chegada e já poderão ser retirados uma hora antes do início da sessão. Se atentem porque a Sala de Cinema Gilberto Gerlach tem capacidade limitada de público.

O músico Daniel Arena está na direção-artística do CineSonora, que se esmerou em idealizar um projeto muito importante para promover as conexões entre as comunidades musical e artística local em torno da rica produção audiovisual ligada à música – nacional e catarinense.

A programação traz documentários musicais que contemplam uma grande diversidade de gêneros e de propostas estéticas e narrativas da produção audiovisual. Filmes que fizeram sucesso nas telas do In-Edit e que agora chegam pela primeira vez a Florianópolis, oferecendo ao público uma maneira de olhar o mundo através da música.

As exibições dos filmes serão sempre seguidas de uma conversa com o público e a participação de convidados especiais da cena musical e cultural catarinense, abordando os temas e conteúdos apresentados.

Além de “Manguebit”, estão confirmados para essa prmeira temporada os documentários “Lenha, Brasa e Bronca: A História de Jacildo e Seus Rapazes” de Dennis Rodrigues e “Uma banda Made in Brazil” de Egler Cordeiro.

A música e o audiovisual catarinenses também terão espaço cativo na janela do CineSonora, que abre espaço para a exibição de produções da região e lançamentos de videoclipes de artistas e bandas locais em todas as edições. O projeto abriu uma a chamada contínua para a seleção de videoclipes no Instagram do CineSonora.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopse do filme “Manguebit” (Dr. Jura Capela, 2022)

“Com depoimentos de seus criadores, companheiros e herdeiros, Jura Capela nos conta como que um movimento estético, vindo do mangue, aumentou a visibilidade das periferias e manifestações culturais da região metropolitana do Recife.

Unindo diversas vertentes como música, cinema, artes visuais e literatura, o Manguebeat não só se consolidou um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, mas também gravou para a posteridade nomes como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, o festival Abril Pro Rock, entre outros.”

Serviço – Cineclube CineSonora

Quando: Quarta-feira (24/04), a partir das 19h30min
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis
Entrada: gratuita, retiradas de ingressos uma hora antes do evento.
Classificação: Livre

Programação:
19:30h – Abertura – com a presença do diretor do Festival In-Edit, Marcelo Aliche
19:40h – Videoclipe Catarinense – “Louvada Seja a Dança” – O Rosa
19:45h – Documentário – “Manguebit” – Jura Capela
21:30h – Bate- Papo sobre o filme – Convidado: Marcos Evaldo, banda Lamaçau

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1