• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vinho Moscatel de Setúbal é novidade da Porto a Porto


Importadora traz ao Brasil rótulo fortificado doce da vinícola portuguesa Adega de Palmela. A pequena península de Setúbal, 30 quilômetros ao sul de Lisboa, é famosa por um único vinho: o célebre Moscatel de Setúbal, uma bebida doce e fortificada como o vinho do Porto, embora bastante diferente por aromas e sabores.
Este vinho peculiar é elaborado com a uva Moscatel de Setúbal, também conhecida como Muscat de Alexandria, mas, apesar do nome, é improvável que seja oriunda da cidade egípcia. Segundo a crítica britânica Jancis Robinson, evidências históricas indicam que a cepa se desenvolveu na Magna Grécia (sul da Itália) ou na Grécia.
Reza a lenda que a península de Setúbal foi povoada por Tubal, um dos filhos de Noé, o que deu origem ao nome. A história vitivinícola da região perde-se no tempo como atestam as primeiras vinhas da Península Ibérica plantadas em cerca de 2.000 a.C..
Em 1907, a região do Moscatel de Setúbal foi demarcada, sendo a segunda mais antiga de Portugal. Na Denominação de Origem Setúbal são elaborados exclusivamente vinhos generosos – licorosos de forte personalidade – conhecidos como o Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal, visto que devem ter pelo menos 85% da casta Moscatel de Setúbal ou Moscatel Roxo na sua produção.
Delicadeza, perfume, longevidade, elegância e modernidade tornam este vinho único e especial. Deste território, caracterizado por planícies, serras e encostas, além dos rios Sado e Tejo e a proximidade com o Oceano Atlântico, saem alguns dos melhores vinhos do país.
Nesta belíssima terra, de solo argilo-calcário e clima mediterrâneo, nasce o Moscatel de Setúbal da vinícola Adega de Palmela, um vinho doce e licoroso que acaba de chegar ao Brasil pela importadora Porto a Porto.
É uma bebida de uma linda cor âmbar com reflexos dourados. Os aromas lembram cascas de laranja, mel, frutos secos e chá. Em boca, o vinho tem frescor, equilíbrio e boa persistência. Tem potencial de guarda de muitos anos.
O Moscatel de Setúbal Doce DOC Adega de Palmela é perfeito como aperitivo à temperatura de 10ºC ou como digestivo à temperatura de 16ºC. Acompanha doces portugueses e chocolate preto. A graduação alcoólica é de 17%.
Fundada em 1955, a cooperativa Adega de Palmela integra a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal e tem 300 associados que possuem uma área de 1.000 hectares. A vinícola fica numa planície arenosa em Palmela, vila que pertence ao distrito de Setúbal, na área metropolitana de Lisboa. O território é inserido parcialmente na Reserva Natural do Estuário do Sado e, outra parte, no Parque Natural da Arrábida.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1