• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Sem camisinha, sem lubrificante, sem respeito’: os relatos das mulheres que não conseguiram denunciar o estupro


Um estudo do Ipea indica que a cada dez casos de estupro de mulheres, apenas um é denunciado à polícia. A estimativa é que o total de estupros de casos no Brasil seja de 612 mil por ano. ‘Sem camisinha, sem lubrificante, sem respeito’: relatos de mulheres vítimas de estupro
O Profissão Repórter desta terça-feira (23) mostrou relatos de mulheres que não conseguiram denunciar estupros. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que, a cada dez casos de estupro de mulheres, apenas um é denunciado à polícia. A estimativa é que o total de estupros de casos no Brasil seja de 612 mil por ano.
‘Se não abrir as pernas, vai doer’
O programa mostrou situações em que os agressores foram ganhando a confiança e, em um segundo momento, cometeram a violência. Foi o caso de uma mulher que conversou com a reportagem.
“Começou tudo dentro de um coletivo (ônibus), há mais ou menos um ano e meio atrás. E, aos poucos, foi conseguindo ganhar a minha confiança. Como ele estava já há tempos me cortejando, aí eu fiquei sabendo que era verdadeira, talvez eu tenha me aberto um pouco: Falei: por que não me dar esse direito de ser feliz uma vez?”, disse a vítima, que preferiu não se identificar.
A mulher contou que o homem a convidou para ir a um motel após um primeiro encontro.
“Não foi bom desde o princípio, me jogou na cama, rasgou meu sutiã e, como eu era virgem ainda, senti muita dor . Eu falava para ele: ‘Para, por favor’. E ele falava para mim: ‘Se você não abrir as pernas, vai doer mesmo’. Tudo sem camisinha, sem lubrificante, sem carinho, sem afeto’, sem respeito nenhum”, relatou.
A vítima ainda se culpa pelo trauma. “Eu sei que eu errei. Foi consensual, mas eu não esperava ser tratada dessa maneira”, afirmou.
A advogada que trabalha na defesa de mulheres, Sueli Amoedo, destacou que a mulher não entende que foi vítima de um abuso sexual. Segundo ela, a relação deixa de ser consensual a partir do momento em que a vontade da mulher não é respeitada.
Estupro: A cada dez casos, apenas um é denunciado à polícia
Reprodução/TV Globo
“A partir do momento em que ela falou para ele parar, já não era consensual mais. No momento em que ela fala ‘não quero mais’, ela tem que ser respeitada nisso. E você vê que ela não foi”, afirmou Sueli Amoedo, advogada que trabalha na defesa de mulheres.
A advogada também explicou o que teria levado a própria jovem a optar por não levar o caso à Justiça.
“Como ela estava muito confusa, as pessoas pediram para ela pensar um pouquinho e verificar se era isso mesmo, porque ele era um pai de família, ele trabalhava, ele era casado e ela iria atrapalhar a vida conjugal dele. Aí ela mesma optou por não fazer o boletim de ocorrência”.
‘Sem camisinha, sem lubrificante, sem respeito’: relatos de mulheres vítimas de estupro
Reprodução/TV Globo
No carro, no ônibus, em casa: Profissão Repórter mostra casos de estupro e subnotificação no Brasil
‘A gente pensa que nunca vai acontecer’
Repórteres são vendados para visitar abrigo secreto para mulheres vítimas de estupro
A reportagem também foi à ONG Recomeçar, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. A instituição oferece abrigo sigiloso para mulheres em situação de violência e risco iminente de morte, muitas delas vítimas de estupro de seus próprios companheiros.
Sem mostrar o rosto, uma das acolhidas contou que foi estuprada pelo ex-companheiro e que, enquanto estava casada, não conseguia entender que era vítima desse crime grave.
“Se a gente acaba não cedendo, a gente acaba apanhando […] a gente pensa ‘nunca vai acontecer comigo ‘e acaba acontecendo. Está acontecendo e você não está vendo. É depois que você procurar saber mais sobre o assunto que você vê, eu já passei por isso, isso já aconteceu comigo”.
Profissão Repórter mostra relatos de mulheres vítimas de estupro
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 23/04/2024
Confira as últimas reportagens do Profissão Repórter abaixo:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1