• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sarney reúne do governo à oposição para comemorar 94 anos

“Ele é das poucas unanimidades em Brasília”. Foi com essa frase que os convidados para a festa de 94 anos do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (MDB) saudaram o político. Ele comemorou seu aniversário na 4ª feira (24.abr.2024) no Lago Sul, bairro nobre de Brasília. O evento reuniu da situação à oposição política, passando por todas as esferas dos Três Poderes.

Representantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram ao evento em peso. Passaram por lá os ministros Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), José Múcio Monteiro (Defesa), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Juscelino Filho (Comunicações).

A festa começou às 19h30. Antes do horário previsto, porém, formou-se uma fila de carros e ternos e gravatas do lado de fora da sua casa. No convite, era informado que os filhos e netos do ex-presidente eram os autores do convite. De fato se confundiam, entre um terno e um vestido de gala, uma criança correndo e tropeçando na escada com um político do alto escalão.

A ausência de Lula não foi um problema. O senador e líder do Governo Jaques Wagner (PT-BA) checou com Sarney se os 2 haviam se falado. Sim. Lula telefonou para Sarney de tarde. “Há uma relação de carinho mútuo e de muita gratidão de Lula ao ex-presidente“, disse o congressista ao Poder360.

A festa se deu em 2 ambientes distintos. No 1º, o bolo e doces diversos, do tradicional quindim a pirâmides de chocolate, além do bolo, que ornamentavam a sala de entrada. No fundo da casa, garçons serviam vinhos –o tinto era o argentino Angelica Zapata e o branco um Ruttini– e whisky de 12 anos.

Veja fotos do evento tiradas pelo repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima:

Inicialmente, era para ser um encontro mais restrito. No mesmo horário, estava prevista a sessão para votar vetos de Lula no Congresso. Com o adiamento, deputados e senadores foram ao encontro.

Os motivos que levaram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a adiar a sessão foi um dos principais temas das rodas de conversas. Deputados não pouparam palavras para criticar Pacheco. Senadores diziam que estavam prontos para votar, mas que não tinham problemas em adiar duas semanas.

Mesmo na oposição, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) participou da festa. Sarney se tornou presidente depois de o avô do congressista, Tancredo Neves, morrer já eleito presidente. Sarney era seu vice.

Outro tema presente nas conversas foi a sucessão de Arthur Lira (PP-AL), também presente, para presidente da Câmara. Três dos principais concorrentes estavam lá: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

Perto das 23h, a festa começou a esvaziar.

O Poder360 lista abaixo as autoridades e personalidades presentes na festa de aniversário do ex-presidente José Sarney:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1