• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Esgoto em Piracicaba: 54,7% de registros em ouvidoria são sobre vazamento na rua e entupimento


Concessionária atribui cenário, principalmente, a descartes de materiais domésticos indevidamente na rede e ligações irregulares de esgoto. ARQUIVO: Vazamento de esgoto em Piracicaba
Fernando Vieira
Relatos de entupimento de rede e vazamento de esgoto em ruas de Piracicaba (SP) representaram 54,7% dos registros na ouvidoria da Agência Reguladora dos. Serviços de Saneamento das Bacias dos rios. Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) a respeito do serviço de saneamento da cidade.
Os dados são relacionados ao período de 12 meses, entre 20 de fevereiro de 2023 e 20 de fevereiro deste ano, e foram incluídos em um parecer da agência que autorizou reajuste de 2,88% nos serviços prestados pela empresa Águas do Mirante, responsável pelo esgoto na cidade.
Segundo o relatório, em 32,1% das vezes que moradores acionaram a ouvidoria da agência reguladora, o motivo foi por casos de entupimento e retorno de esgoto pela rede. Já em 22,6% dos casos, o assunto foi vazamento de esgoto na rua. Veja no gráfico abaixo:

O relatório também aponta que, no total, foram 53 reclamações referentes a serviços prestados pela empresa.
Dessas, 96,2% foram solucionadas dentro do prazo (10 dias). Veja no gráfico:

Descartes domésticos indevidos
Em nota, a Mirante informou que os serviços de manutenção e limpeza da rede coletora de esgoto e dos poços de visitas, fazem parte da rotina diária das equipes da concessionária. “Essas ações contam com a utilização do caminhão hidrojato, que envolve os serviços de sucção de gorduras e detritos acumulados nos poços de visita e nas redes coletoras de esgoto”, detalhou.
A empresa elencou que, durante a execução desses serviços são encontrados os mais variados materiais, como papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, preservativos, sacos plásticos, resíduos de cozinha, como restos de comida, óleo e gordura entre outros.
“Esses resíduos são hoje a principal causa das obstruções nas tubulações e, consequentemente, extravasamentos em vias públicas ou até mesmo dentro dos imóveis”.
Quanto a isso, a concessionária realiza a Campanha Águas de Verão, com ações de educação e conscientização em bairros com recorrências de chamado para desobstrução da rede, principalmente no período das chuvas.
Além disso, tem programas preventivos de educação ambiental em escolas da rede pública. Em 2024 serão 5 escolas, cerca de 260 crianças, em bairros onde a recorrência também é alta.
Rede de esgoto entupida em Piracicaba
Mirante
Ligações irregulares
A Mirante também cita como um fator importante as ligações irregulares das redes de água pluvial na rede de esgoto.
“Em períodos chuvosos, essa contribuição da água de chuva aumenta o volume nas tubulações. E isso combinado ao descarte irregular de lixo e acúmulo de resíduos domésticos nas redes coletoras são fatores que podem ocasionar extravasamentos e obstruções com maior incidência”, aponta.
A concessionária ainda diz que ações de limpeza são fundamentais para garantir o escoamento e a fluidez, bem como a identificação dessas ligações irregulares. “Por isso, a concessionária realiza vistorias para identificação dessas irregularidades e quando identificadas, os responsáveis são notificados”.
A empresa ainda ressalta que o padrão de ligação exigido inclui a instalação de caixa de inspeção com válvula de retenção de esgoto. “Essa é mais uma medida de segurança para que possíveis obstruções na rede coletora de esgoto não gerem retornos de esgoto para dentro do imóvel”, completa.

VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
A
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1