• https://www.paraquemdoar.com.br

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Haiti tem novo governo após meses de instabilidade e violência


Um conselho de transição está à frente do país com o objetivo de entregar o poder a um governo eleito até 6 de fevereiro de 2026. Serão as primeiras eleições desde 2016. Toma posse o novo governo do Haiti
Depois de meses de instabilidade e violência, o Haiti tem um novo governo.
Um conselho de transição assumiu o poder no país. Ele tem sete integrantes, incluindo políticos, diplomatas, um advogado e um empresário, e mais dois observadores sem direito a voto.
A posse já estava marcada para esta quinta-feira (25) e aconteceu pouco depois da carta de renúncia do então primeiro-ministro Ariel Henry ser divulgada.
Em 2021, depois do assassinato do então presidente Jovenel Moíse, Henry assumiu o comando do Haiti interinamente. O mandato terminaria em 2022, mas ele se manteve no cargo.
Em fevereiro, o então primeiro-ministro foi ao Quênia, em uma tentativa frustrada de conseguir o envio de uma força internacional apoiada pelas Nações Unidas. Desde então, Henry não conseguiu voltar ao país.
Foi quando gangues, que já controlavam 80% da capital, promoveram uma onda de ataques coordenados em Porto Príncipe.
No mês passado, Henry anunciou iria deixar o cargo.
O ministro das finanças do Haiti, Michel Patrick Boisvert, vai ser o primeiro-ministro interino
JN
O ministro das finanças de Henry, Michel Patrick Boisvert, vai ser o primeiro-ministro interino e o Conselho Presidencial tem o objetivo de entregar o poder a um governo eleito até 6 de fevereiro de 2026. Serão as primeiras eleições desde 2016.
O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca anunciou que os Estados Unidos já entregaram uma primeira remessa de equipamentos não letais, como coletes a prova de bala, para o Haiti reforçar a polícia nacional.
John Kirby afirmou que as medidas adotadas nesta quinta, para uma governança inclusiva, devem dar esperança a todos para o futuro do Haiti.
LEIA TAMBÉM:
Primeiro-ministro do Haiti renuncia e abre caminho para transição após meses de violência
O que está acontecendo no Haiti: saiba como as gangues se tornam mais organizadas e bem armadas do que a polícia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1