• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Comunidade e prefeitura dão um bom exemplo: se unem e mudam o visual de avenida.

Quem passa pela Avenida Almirante Tamandaré, em Coqueiros, já notou a mudança no visual. Do mato que crescia nos mais de 15 canteiros, surgiram flores. Dos galhos que caíam nas calçadas, surgiram árvores acolhedoras. E no lugar dos velhos bancos e mesas danificadas, novos equipamentos para o descanso e lazer foram acomodados.

Tudo isso graças à parceria entre voluntários da Associação de Moradores de Coqueiros – Pró-Coqueiros – e de servidores da Secretaria Municipal do Continente (SMC). “É o poder público e comunidade de mãos dadas”, aponta o encarregado dos serviços de revitalização da secretaria, Tuty Vieira.

Tuty e uma equipe da SMT iniciaram, faz um mês, os trabalhos de revitalização da Avenida, uma das principais de Coqueiros. Por ali circulam linhas de ônibus, dá acesso a outros bairros e rodovias, além de abrigar a sede do Detran, agência da Caixa Econômica Federal e demais comércios da região.

Com ajuda dos moradores Suzete Leitis, Rita e Carlos Lima, que colocaram a mão na massa, foram limpos os canteiros centrais da avenida, o meio fio, e a poda preventiva e estética de árvores realizadas pela Floram. “Ele vestiu a camisa”, diz Rita, referindo-se à dedicação de Tuty Vieira.

“Tuty tem uma forte ligação com os moradores da região e fez um excelente trabalho no local. Ele e sua equipe estão de parabéns”, acrescenta o presidente da Associação de Moradores de Coqueiros, Leonardo Contin.

COMÉRCIO LOCAL

A mobilização em torno da revitalização da avenida também envolveu o comércio da redondeza. “A compra de mudas teve a colaboração do Restaurante Imigrante, da Escola Teddy Bear, do Shuchi Jum, da Rota Bebidas, e dos moradores José Spricigo, Lilian Lemos e do ex-vereador Marquinhos”, destaca a aposentada Suzete Leitis, ao agradecer a secretária do Continente Kely Matos por disponibilizar, por mais de uma vez, o servidor Tuty Vieira para ajudar na compra de mudas de flores.

 “A revitalização da avenida vai ao encontro do que já tínhamos proposto desde o início da nossa gestão. Com os novos bancos, novas mesinhas, e agora com a urbanização dos canteiros. Posteriormente, vamos dar um acabamento com tinta para finalizar os trabalhos”, diz Kely Mattos.

Para o grupo de moradores, outro detalhe na avenida também deve ser observado. Trata-se do descarte irregular de lixo no muro ao lado da Farmácia São João. Para evitar transtornos como esse, está sendo solicitada a instalação de uma placa no local proibindo o depósito de entulhos, conforme determina a lei (veja abaixo).  

VIADUTO

Dando continuidade às obras de revitalização na avenida, uma equipe composta por integrantes da Secretaria do Continente, Polícia Militar, e do Serviço de Abordagem Social da PMF (DOA) também esteve na parte inferior do viaduto que cruza a Avenida Almirante Tamandaré.

O objetivo da equipe era fazer uma limpeza no local e oferecer os serviços de acolhimento prestados pela Prefeitura Municipal aos diversos moradores de rua que ali residem como abrigos, Caps, Cras, albergues, cursos profissionalizantes, restaurante popular.

De acordo com Tuty, cerca de uma tonelada de entulhos foi retirada do local, mas nenhum dos cerca de 20 PSRs (Pessoas em Situação de Rua) aceitou o acolhimento oferecido pela equipe. “Todos migraram para outro espaço da região”, lamenta.

“Vamos realizar visitas semanais para manter o local limpo e com segurança”, promete a secretária Kely Mattos.

FALTA ILUMINAÇÃO

A título de ilustração cabe lembrar que aquele trecho da avenida não tem iluminação, o que torna o ambiente ainda mais inseguro para quem transita por ali. O problema foi apontado por várias vezes pela Associação de Moradores de Coqueiros e pelo Conselho de Segurança da Região de Coqueiros (Conseg 31).

Sendo assim, em julho de 2021, a Secretaria Municipal de Segurança lançou uma operação para diagnosticar áreas públicas (ruas, vias, praças e parques) que necessitavam de iluminação pública. O levantamento de cada bairro ficou a cargo dos Consegs. Por sua vez, o de Coqueiros apontou cinco principais pontos conforme estabelecido pela operação.

São eles: 1- Esquina da Rua Doutor Abel Capela com Avenida Engenheiro Max de Souza, em frente à faixa de pedestre; 2- Avenida Almirante Tamandaré: próximo à Peugeot e embaixo do Viaduto próximo ao Detran; 3- Praia do Meio: canto da Praia; 4- Deque das Palmeiras, nos dois lados, da praia e da Rua Eduardo Nader, no Bom Abrigo; e 5- Parque do Abraão, Parque ilha das conchas.

PRÓ-COQUEIROS

Cabe destacar nessa força-tarefa, que está sendo a obra de revitalização da Avenida Almirante Tamandaré, o empenho da Associação de Moradores de Coqueiros. Diante de reclamações de moradores sobre o abandono da avenida por vários meses, a entidade chegou a encaminhar quatro ofícios à Prefeitura (Secretaria de Transportes e Infraestrutura, Secretaria do Continente e ao prefeito Topázio).

“Também tivemos reuniões com o prefeito e com a secretária Kely Mattos falando sobre as melhorias necessárias na Almirante Tamandaré. Boa parte das demandas foi resolvida, como buracos, limpeza da via, mudança dos bancos e equipamentos de lazer, bem como o cuidado com os canteiros centrais – parceria de voluntários da Pró-Coqueiros com a Secretaria do Continente”, aponta o presidente Leonardo Contin.

De acordo com o presidente, dois pontos ainda exige preocupação: a análise técnica por parte da prefeitura sobre a segurança da laje que sustenta os canteiros centrais (se não há sobrepeso sobre a laje que fica no meio da avenida) e o cuidado com o trecho em frente próximo à Caixa Econômica, onde frequentemente caminhões cegonha fazem manobras, destruindo a calçada e a grama no local. “Ambos já foram também solicitados à Prefeitura”, informa Leonardo, ao completar:

“Esperamos que seja feita a manutenção periódica dessas melhorias na avenida por parte dos órgãos públicos. A Almirante Tamandaré é uma avenida importante do bairro, que liga Coqueiros a outros bairros, mas que também é portal de entrada para muita gente que vem visitar Coqueiros”.


Descartar lixo e entulho na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável! Passível de pena de reclusão, de um a cinco anos, pela Lei Federal 9.605. Proibido em Florianópolis, segundo Código de Posturas Municipal, Lei 1.2224, de 1974.

ANTES DAS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO

DEPOIS DAS OBRAS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1