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4 motivos para ter um selo ambiental na sua empresa


Veja de que forma uma certificação verde pode transformar a sua estratégia empresarial 4 motivos para ter um selo ambiental na sua empresa
Composta+
Em um cenário onde os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre as consequências de suas escolhas para o meio ambiente e a sociedade, as empresas também precisam se conscientizar. Para além disso, precisam encontrar formas de se destacar.
O cuidado com os impactos de produção, de matéria-prima e do produto são essenciais e, na mesma medida, é essencial que o consumidor veja esse compromisso da empresa. Isso porque, a sua marca não vai se diferenciar de uma outra que não tem os mesmos cuidados, se você não comunicar isso para o mercado. E com esse objetivo, os selos ambientais podem ser muito úteis.
Vantagens competitivas de um selo ambiental
Os selos ou certificações ambientais são como uma medalha entregue por organizações que validam e garantem as atitudes sustentáveis praticadas pelas empresas. E com a credibilidade que trazer, podem ser usados em estratégias de marketing verde, sendo exibidos no ponto de venda ou na embalagem do produto.
Camila Bós Vidal, head de marketing da eureciclo, comenta os principais benefícios de ter uma certificação ambiental. Veja quais são eles:
Transparência. Os selos proporcionam uma visão transparente sobre os processos de produção, a origem da matéria-prima, as práticas do negócio e sobre a governança da empresa.
Credibilidade. A partir da transparência, a confiança na empresa aumenta, pois dá mais informações e referências para o consumidor basear a sua escolha.
Diferencial de mercado. A certificação é uma maneira de se destacar em meio a uma infinidade de produtos. Ainda mais nos setores que, por enquanto, não consideram a sustentabilidade uma norma.
Estratégia de comunicação. Mais do que assumir um compromisso ambiental, é preciso ter clareza ao comunicar esse valor ao consumidor e os selos compõem essa estratégia.
Os selos de sustentabilidade comunicam e exercem uma grande influência na hora do consumo por diversos fatores, todos eles indicando significativos ganhos em credibilidade, reputação e volume de vendas.
E os dados comprovam essa percepção de ganho ao valor da marca.
Consumidores preferem marcas responsáveis
Diversas pesquisas confirmam que empresas que possuem compromisso com meio ambiente saem em vantagem no mercado. Um desses estudos é o da Quantas Instituto de Pesquisa, realizado sob encomenda da eureciclo.
O estudo revelou que 63% dos participantes preferem marcas que possuam selos ou certificações de compromisso ambiental. Ainda, 83% dos consumidores passariam a comprar produtos de uma marca que apresenta selos ambientais. E de acordo com Camila, essas porcentagens tendem a crescer, por conta do comportamento da geração Z.
Esse grupo demográfico tende a valorizar marcas e produtos que demonstrem um compromisso genuíno com o meio ambiente e a responsabilidade social, e como ele tem um poder de compra cada vez maior, está moldando as preferências do mercado.
Mas como conquistar um selo ambiental?
Selos ambientais de gestão de resíduos
Existem diversas certificações e focos de atuação sustentável. Uma dessas atitudes exigidas das empresas é a responsabilidade com os resíduos que elas produzem, sejam eles recicláveis ou orgânicos. Conheça duas certificações de gestão correta de resíduos:
Selo eureciclo
A certificação é focada em valorizar a logística reversa de embalagens após o consumo. Assim, aumentando as taxas de reciclagem, neutralizando o impacto ambiental e gerando uma cadeia mais positiva para a vida dos catadores.
Camila explica que, para obter o selo eureciclo, a empresa precisa fazer a compensação de pelo menos 30% dos resíduos pós-consumo comercializados em território nacional, percentual mínimo exigido pela lei PNRS. E que a organização possui selos para aqueles que fazem 100% ou 200% da compensação.
Selo Composta+
Já a certificação da Composta+ tem o foco nos resíduos orgânicos. O selo é oferecido para clientes que separam corretamente e fazem a destinação dos orgânicos para o processo de compostagem. Dessa forma, diminuindo o acúmulo dos aterros sanitários, a emissão de gases do efeito estufa e estimulando o reaproveitamento dos materiais.
Conheça mais sobre a Composta+ e comece agora a destinar corretamente
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