• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Miss Universo: as regras mais absurdas que candidatas precisavam cumprir no concurso de beleza

Aos 60 anos, a advogada e jornalista Alejandra Marisa Rodríguez se tornou a primeira mulher com essa idade a vencer o concurso Miss Buenos Aires 2024. A participação da argentina no concurso de beleza ocorreu depois de uma mudança no regulamento. Nos últimos anos, algumas regras foram atualizadas pela organização do Miss Universo.

Advogada argentina de 60 anos pode disputar o Miss Universo

Alejandra se tornou a primeira mulher com 60 anos a vencer o concurso Miss Universo Buenos Aires – Foto: @miss.universo_buenos_aires/Reprodução/ND

Limite de idade

Uma das mais recentes foi justamente em relação a idade das candidatas que desejam a cobiçada faixa e coroa de miss. Em 2023, uma nova diretriz estipulou o fim da idade máxima para participar do concurso de beleza.

Em 2024, foi a primeira edição Miss Universo com o novo regulamento em vigor, edição em que Alejandra se consagrou. Com a mudança na regras, o único pré-requisito para as candidatas é ser maior de idade. Antes, somente a inscrição de mulheres entre 18 e 28 anos era aceita.

Sem filhos e solteiras

Até agosto de 2022, as candidatas do concurso de beleza tinham que ser solteiras e sem filhos. Uma mudança histórica mudou a regra. A partir do ano seguinte, mulheres casadas, divorciadas, grávidas e mães ganharam o direito de se inscrever.

Na época, a organização responsável pelo concurso afirmou que sempre se esforçou para acompanhar as evoluções da sociedade e esse foi um passo natural para modernizar o Miss Universo.

Vale lembrar que em 2022, antes da mudança da regra, Brenda da Silva, de 20 anos, natural de Sarandi, na região norte do Paraná, perdeu a coroa do concurso de Miss Paraná após anunciar uma gravidez. O título de Miss da etapa estadual foi para a segunda colocada do concurso.

Mulheres trans

Em 2012, o Miss Universo passou a aceitar que mulheres transgêneros participassem do concurso mundial, nacional, estadual e municipal. Naquele mesmo ano, a modelo trans Jenna Talackova foi autorizada a disputar o Miss Universo Canadá e causou a mudança das regras após mais de 60 anos da criação da competição.

A primeira trans a disputar o Miss Universo foi a modelo e ativista Angela Ponce, no Miss Espanha 2018. Em 2023, a modelo Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, foi vencedora do Miss Holanda, se tornando a segunda mulher trans que participa da competição em nível mundial.

Miss Universo brasileira

O Brasil venceu o concurso duas vezes na história. A primeira campeã foi a gaúcha Iêda Maria Vargas, em 1963. A segunda e última brasileira a conquistar a coroa de Miss Universo foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.

No ano passado a gaúcha Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, foi eleita Miss Universo Brasil 2023. Estudante de Jornalismo, Maria Eduarda representou o Brasil no Miss Universo 2023.

Na  72ª edição do concurso, realizada em El Salvador em dezembro, a brasileira não se classificou para a semifinal do concurso. A representante da Nicarágua Sheynnis Palacios foi coroada no Miss Universo 2023.

Como funciona o Miss Universo?

O sonho de se tornar a mulher mais bonita do mundo começa com a participação no concurso de beleza a nível municipal, na cidade em que a candidata reside. Depois, o município pode indicar a escolhida para a etapa estadual.

Em caso de vitória na competição estadual, a candidata parte para o desafio nacional, para se tornar a Miss Universo Brasil. Somente após essa etapa, é que se torna possível concorrer no concurso internacional.

Já no concurso de Miss Universo um top 20 é definido. Depois de um desfile de roupa de banho, os jurados escolhem as 10 candidatas que seguem para a próxima etapa.

Com um desfile de vestido de gala, o top 5 finalmente é definido. Elas seguem para a parte do concurso em que precisam responder algumas perguntas dos jurados.

Três passam para a etapa decisiva e, novamente, respondem a mais uma rodada de perguntas. Depois disso, finalmente é escolhida a representante mundial do concurso de beleza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

 

 
 
  • New Page 1