• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Com 100 anos de história, cinema de rua ainda exibe filmes em Pilar, AL

Ao longo de sua longa história, o Cine Pilarense recebeu visitas ilustres, foi palco de grandes eventos e se tornou parte da vida da população. Com 100 anos de história, cinema de rua ainda exibe filmes em Pilar, Alagoas
Em Pilar, Alagoas, um monumento permanece vivo desde 1924: o Cine Pilarense, cinema de rua de 100 anos de idade que ainda exibe filmes.
Ao longo de sua longa história, o Cine Pilarense recebeu visitas ilustres, foi palco de grandes eventos e se tornou parte da vida da população.
Depois de ficar fora de funcionamento por mais de 30 anos, o equipamento cultural foi revitalizado pela prefeitura de Pilar e reaberto em 2021.
Agora, o Cine Pilarense recebe um festival de cinema em comemoração ao seu centenário. A programação começou em março e segue até junho.
“No auge, na década de 1960, 1970, recebemos Luiz Gonzaga, Marineide Gonçalves, Waldick Soriano. Tem toda uma história que a gente vai retratar durante toda essa comemorações do centenário do Cine Pilarense”, afirma Sérgio Morais, diretor de cinema e historiador.
Sérgio conta que o Cine Pilarense é conhecido como a “fênix de Alagoas”.
“Esse cinema ressurgiu das cinzas, passou mais de 30 anos em ruínas”, explica. “Esse cinema é importante para mais de 35 mil pessoas, há esse sentimento de pertencimento do nosso povo”.
Localizado na praça Rui Barbosa, o cinema foi fundado originalmente com o nome de Cine Éden e começou com projeções de filme mudo.
Em 2011, o prédio foi tombado e faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural de Alagoas.
O cine Pilar foi reconstruído mantendo a antiga fachada, que dá um ar nostálgico para muitos moradores locais.
“Passa um filme na cabeça de muita gente que viveu no passado o cinema, voltar a vê-lo funcionando de novo”, diz Sérgio.
Para se ter ideia da importância do Cine Pilarense para Pilar, durante o tempo em que o prédio esteve fechado, não existia cinema na cidade.
José Inaldo, que nasceu e mora em Pilar, comemora a volta do movimento intenso no local. “Eu vi o prédio desmoronando. Hoje, estamos vendo a meninada aqui dentro”.
Veja mais notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

 

 
 
  • New Page 1