• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Bombeiros lançam nova modalidade de resgate de afogados no dia do show da cantora Madonna na Praia de Copacabana

A partir de sábado (4), haverá motos aquáticas com médicos para socorrer as vítimas. Antes, quem precisasse era encaminhado para uma unidade hospitalar mais próxima. Mais de 800 militares estão escalados para a orla de Copacabana. Bombeiros lançam nova modalidade de resgate de afogados no dia do show da cantora Madonna na Praia de Copacabana
O Corpo de Bombeiros vai inaugurar a nova modalidade de socorro a afogados neste sábado (4), na Praia de Copacabana, durante o show da Madonna.
São cerca de 800 militares escalados para toda a orla da praia para a apresentação da diva pop. Dessa vez, os guarda-vidas estreiam o atendimento da moto-aquática médica. Além do condutor, cada equipe conta com um médico.
De acordo com o Major Contreiras, o objetivo é aumentar a chance de sobrevivência das vítimas de afogamento.
“O deslocamento do médico pelo mar é de 50% a 80% mais rápido do que o atendimento em uma ambulância se deslocando pelas avenidas para atender o afogado”, explica o porta-voz da corporação.
Ainda na areia, o médico vai prestar os primeiros socorros, como avaliação da respiração, pulso e garantir o suporte necessário até a chegada da ambulância.
“Temos um cilindro com oxigênio, e suporte para vítimas mais graves que precisam ser entubadas, assim como qualquer medicação necessária para um caso de parada cardíaca”, afirma o médico bombeiro major Carlos Lopes.
A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas assistam ao show da Madonna. O helicóptero dos bombeiros também ficará posicionado no Posto 6 para situações de emergência.
Durante o show, os bombeiros alertam para que os fãs não entrem na água, por alguns motivos:
No escuro, não é possível perceber onde estão valas e correntezas;
Como o show estará lotado, o socorro em casos de afogamentos será mais difícil;
O socorro noturno já é mais difícil por conta da baixa visualização.
Serão três postos pré-hospitalares para atender os banhistas e fãs da diva: na Avenida Princesa Isabel, na Praça do Lido e na Rua República do Peru, que funcionam de 17h30 as 4h.
Também haverá postos de hidratação. A expectativa da Cedae é distribuir 50 mil litros de água.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1