• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Estudantes criam plástico biodegradável para talheres, copos e vasos de planta no interior de SP


Material à base de amido de milho é criação de alunos da Etec de Ituverava, SP. Objetivo é diminuir impactos ambientais. Conheça plástico biodegradável inventado por alunos da Etec de Ituverava, SP
Não é novidade que o plástico é uma das principais fontes de poluição do planeta. Por conta disso, uma série de estudos pelo mundo busca uma maneira de substitui-lo ou até mesmo aperfeiçoá-lo. É o caso de dois estudantes da Etec de Ituverava (SP) que inventaram um plástico biodegradável à base de amido de milho.
O objetivo do novo material é diminuir os impactos ambientais causados pelo plástico comum, segundo os responsáveis pela iniciativa.
“A gente está ajudando o meio ambiente a caminhar para um futuro mais sustentável e, de certa forma, poluir ele menos”, relata Vinicius Pereira de Almeida Ribeiro, aluno da Etec.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A pesquisa começou através do trabalho de conclusão do curso de química da Etec de Ituverava. Após seis meses e nove testes, os estudantes Vinicius e José Agostinho Pereira Neto conseguiram criar o plástico biodegradável.
O material pode ser usado para fazer objetos como talheres, copo descartável, saco de lixo, vaso de planta, entre outros.
Alunos da Etec de Ituverava, SP, criam plástico biodegradável
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
Tecnologia e expertise: o que os estrangeiros buscam no agro brasileiro
‘Cotonetes do Brasil’, Magno & Marciel contam segredo de cabeleira branca: ‘Só na água e sabão’
Telemetria, força e eficiência: tratores ‘top de linha’ reúnem tecnologia e conforto para o produtor rural; VÍDEO
Decomposição rápida
Ao contrário do plástico comum, feito com petróleo e que demora até 500 anos para se decompor, o novo material tem um tempo de decomposição de oito meses.
“Quando essa sacola, que não deve chegar aos animais, mas se ela chegar, nós queremos que ela chegue de uma forma para que o animal não sofra nenhum dano”, explica o professor orientador Arhur Henrique Colmanette Júnior.
Além de ser biodegradável, o material é feito de produtos como vinagre, glicerina e água, o que torna sua produção mais barata.
“A gente trabalhou para ter um produto de ótima qualidade igual a gente conseguiu, mas não esperava essa visibilidade não. Está sendo bastante legal esse reconhecimento”, conta José Agostinho.
Motivação contra desigualdades
Os dois alunos, que sempre estudaram em ensino público, encontraram no aprendizado mais motivação para superar as desigualdades.
“Aqui dentro tem uma oportunidade muito grande, porque você vai estimular o conhecimento, as habilidades para produzir coisas novas para impactar no mundo de maneira positiva”, destaca Vinicius sobre a importância dos estudos.
Plástico à base de amido de milho é criado por alunos da Etec de Ituverava, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1