• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Erisipela: o que é infecção que internou Bolsonaro em Manaus neste domingo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em sua conta oficial do Twitter neste domingo (5) que está internado em Manaus para tratar um quadro de Erisipela. Segundo Bolsonaro, não há previsão de alta hospitalar.

Erisipela: entenda a doença de Jair Bolsonaro

Bolsonaro está internado para tratar Erisipela – Foto: Reprodução/@BolsonaroSP/ND

No último sábado (4), o ex-presidente já tinha sido internado por algumas horas devido ao mesmo problema de saúde, mas recebeu alta no mesmo dia.

Segundo o político, desde sexta-feira (3), ele está em Manaus acompanhando a evolução da doença.

Do Hospital Santa Júlia, em Manaus, Bolsonaro escreveu em seu perfil:

O que é erisipela?

De acordo com a Biblioteca Pública do Ministério da Saúde, a Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

A doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores. A doença não é contagiosa.

Como uma pessoa pega a doença?

A erisipela ocorre porque uma bactéria (Estreptococo) penetra na pele; a porta de entrada quase sempre é uma micose entre os dedos (as famosas “frieiras”), mas qualquer ferimento pode desencadear o mal. A pele mais favorável é a das pernas inchadas, principalmente nos pacientes diabéticos, obesos e idosos.

Sintomas de erisipela

Os primeiros sintomas podem ser aqueles comuns a qualquer infecção: calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos.

As alterações da pele podem se apresentar rapidamente e variam desde uma simples vermelhidão, dor e inchaço até a formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.

Perna com erisipela

Foto mostra uma perna sem e uma com erisipela – Foto: Reprodução/MD.Saúde/ND

A localização mais frequente é nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco. No início, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente.

Com a progressão da infecção, o inchaço aumenta, surgem as bolhas com conteúdo amarelado ou cor de chocolate e, por fim, a necrose da pele. É comum também ter “íngua” (aumento dos gânglios linfáticos na virilha).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1