• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Tinha que escolher quem salvar’: piloto de helicóptero relata complexidade dos resgates a vítimas no RS


Tenente-coronel Felipe Sommer, de Santa Catarina, conta que pessoas abanavam e colocavam bebês para cima para serem vistas pela aeronave. Número de mortos pelos temporais no estado gaúcho subiu para 83. Na esquerda, tenente-coronel Felipe Sommer, que atua na PMSC em Florianópolis
Arquivo pessoal
Pelo menos 722 pessoas e 92 animais foram resgatados no Rio Grande do Sul pela Polícia Militar de Santa Catarina em meio a tragédia dos temporais. O tenente-coronel Felipe Sommer, piloto da aeronave Águia 07, diz que a equipe dele se surpreendeu ao ver a “magnitude e a complexidade da missão”.
“Diversas pessoas abanando, acudindo, colocando os bebês e crianças para cima, para o helicóptero ver, e a gente tinha que escolher quem salvar”, relata.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O helicóptero, segundo ele, muitas vezes não tinha capacidade para carregar todas as pessoas que pediam ajuda. O piloto atua na força-tarefa desde quarta-feira (1°), quando os primeiros policiais foram enviados de Santa Catarina para ajudar o estado vizinho.
“Tivemos que fazer escolhas muito difíceis, como por exemplo, quem resgatar e quem deixar para trás”, relata.
O número de mortos pelos temporais no estado gaúcho subiu para 83, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (6).
Conforme o levantamento, são 149 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas.
Helicóptero da PMSC sobrevoa área alagada no RS para resgatar vítimas em telhado
Relato
A equipe de socorristas na qual Sommer faz parte atua nos resgates das 7h às 17h, horário de voo permitido da aeronave, parando somente para abastecer.
Alguns dos resgatados, segundo ele, chegaram a perder metade da família. “A gente tinha que engolir o choro e cumprir a missão. Esse era o objetivo”, afirma.
“Tiveram ocorrências que a gente teve que escolher levar a criança, a mãe e deixar o pai, por conta da capacidade de peso da aeronave. Isso é muito difícil e algo que também abala muito porque, na verdade, queremos salvar todo mundo. Só que não conseguimos. É inviável”, conta.
O time ajuda as vítimas das enchentes nas regiões de Porto Alegre, Sarandi, Canoas, Eldorado e São Leopoldo. Muitas das vítimas, segundo ele, foram encontradas em cima das casas para serem vistas pelos helicópteros.
Leia também:
PELA TERRA E PELO AR: Mais de 600 pessoas são resgatadas no RS pela PM de SC
EM CIMA DE TELHADOS E ÁRVORES: bombeiros de SC têm força-tarefa de resgate no RS
Família em telhado com cachorro no RS aguarda resgate de helicóptero da PM de SC
Polícia Militar/Divulgação
A PMSC não divulgou o número de agentes atuando no Rio Grande do Sul por “questões de segurança”, mas informou que as equipes são do comando aeronáutico e da Polícia Militar Ambiental.
“Recebíamos um chamado específico para fazer um resgate na casa tal, de número tal, na rua tal. Só que a gente chegava lá e a casa não existia mais, a rua não existia mais, só existia no Google Maps”, relata o tenente-coronel.
Segundo o piloto do Águia 07, quando os moradores enxergavam a aproximação dos socorristas, muitas tentavam se jogar para dentro da aeronave, em uma corrida pela vida.
Bombeiros
Mais de 500 pessoas ilhadas são resgatadas por bombeiros de SC no RS
Além da PM, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também presta apoio ao Rio Grande do Sul. Pelo menos 2 mil pessoas e 284 animais ilhados foram resgatados pela corporação desde quarta-feira (1º). Os números foram divulgados pelos próprios Bombeiros.
Muitos resgatados, aguardavam socorro em cima de telhados e até em árvores.
Os 32 bombeiros que atuaram no Rio Grande do Sul desde a última quarta-feira (1°) retornam para Santa Catarina para revezamento com militares das equipes de força-tarefa de Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, Canoinhas, São José e Balneário Camboriú.
Pelo menos 516 pessoas foram resgatadas por bombeiros de SC no RS
Corpo de Bombeiros/ Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1