• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Umidade do ar atinge 25% e fica abaixo do mínimo em Piracicaba; veja cuidados necessários


Metrópole do interior entrou em Estado de Atenção, segundo o Inmet. Tempo seco é reflexo da 1ª onda de calor no outono vivida na região. Terça deve ser de tempo firme e ensolarado em Campinas e região; veja previsão
A umidade relativa do ar (URA) atingiu o índice de 25% nesta terça-feira (7) em Piracicaba (SP), número abaixo do mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a manutenção da saúde.
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
🤔 Quais problemas podem surgir? A umidade relativa do ar abaixo dos 30%, podem surgir alguns incômodos decorrentes da umidade do ar abaixo do ideal, como problemas respiratórios, dores de cabeça, rinites alérgicas, entre outros.
⚠ Com a queda, a metrópole do interior entrou em Estado de Atenção, segundo a classificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo seco é reflexo da onda de calor vivida pela região desde o fim de abril e que deve se entender até o dia 14 de maio.
Não há previsão de chuvas para os próximos dias na cidade. A recomendação é que os moradores da região sigam algumas orientações como:
💧 Beber bastante líquido;
🥵 Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
🌡️ Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
🚿 Utilizar umidificadores de ar se possível, hidratar a pele e evitar banhos muitoso quentes para não ressecar a pele.
Desde o fim de abril, o interior de São Paulo está sob uma área de alta pressão que atua como um bloqueio atmosférico. Essa condição favorece a manutenção do ar seco e quente. ☀️
“Esse sistema tem como característica importante o fato de intensificar o ar de cima para baixo, o que inibe a formação de nuvens e favorece o aumento do calor, intensificando as temperaturas durante o dia, mesmo sendo outono”, explica Angelica Prela Pantano, pesquisadora do IAC.
Esse bloqueio impede a entrada de frentes frias na região e favorece o aumento das temperaturas acima da média.
LEIA TAMBÉM
Piracicaba registra 1ª onda de calor no outono em 18 anos e Inmet faz alerta de perigo; veja previsão
Com temperaturas de até 37ºC, Inmet muda para laranja alerta de perigo de onda de calor na região de Piracicaba; entenda cores
Onda de calor provoca morte de galinhas em região produtora de SP e impacta preço de ovos, aponta USP de Piracicaba; entenda cenário
☀️ Recorde de temperatura e onda de calor no outono
Piracicaba (SP) bateu o recorde de temperatura máxima para maio em 2024 no último sábado (4), segundo medição do Posto Meteorológico “Jesus Marden do Santos” da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (LEB-Esalq), quando os termômetros da Estação Convencional do campus da Universidade de São Paulo (USP) na cidade marcaram 34ºC.
Na segunda-feira (6), o Inmet emitiu um alerta de perigo para onda de calor — há possibilidade dos termômetros atingirem os 37ºC — no fim de semana e baixa umidade do ar. O índice abaixo dos 30%, além de representar riscos à saúde, também aumenta os riscos de incêndios florestais.
Inmet põe cidades da região em ‘alerta vermelho’ devido à onda de calor a partir desta segunda-feira (6)
Reprodução/Inmet
No início desta semana, o Inmet atualizou o mapa para a vermelha. O comunicado emitido indica risco à saúde devido às altas temperaturas. A recomendação do Instituto é que, em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199. Entenda as cores:
🟡Alerta amarelo: perigo potencial
🟠Alerta laranja: perigo
🔴Alerta vermelho: grande perigo
Esta é a primeira onde de calor registrada no outono em Piracicaba (SP) desde que o Inmet começou a monitorar a cidade em 2006.
O município teve temperaturas acima dos 33ºC nos últimos cinco dias consecutivos em abril, conforme dados do Centro Integrado de Informações Agrometereológicas (Ciiagro). A temperatura média para o mês, verificada pelo Inmet desde 2006, é de 28ºC.
Com 37,2°C, Piracicaba registra temperatura mais alta para janeiro em mais de um século: ‘falta de chuva e mudança climática’
Rafael Bitencourt/Arquivo pessoal
Previsão detalhada 🌡️
Terça-feira (7) – mínima de 20ºC e máxima de 35ºC. URA: mínima de 25% e máxima de 80%.
Quarta-feira (8) – mínima de 21ºC e máxima de 35ºC. URA: mínima de 25% e máxima de 65%.
Quinta-feira (9) – mínima de 19ºC e máxima de 36ºC. URA: mínima de 20% e máxima de 80%.
Sexta-feira (10) – mínima de 19ºC e máxima de 35ºC. URA: mínima de 30% e máxima de 90%.
Sábado (11) – mínima de 22ºC e máxima de 35º C. URA: mínima de 30% e máxima de 80%.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
avis
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1