• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Homem que esfaqueou influencer digital no rosto tinha consciência do crime que cometeu, aponta laudo


Exame de sanidade mental aponta que Gabriel Faveri tinha entendimento do ‘caráter criminoso do ato’. Vítima ficou nove dias internada no hospital. Laudo de sanidade mental de Gabriel Faveri é concluído
O exame de sanidade mental feito em Gabriel Bermudes de Faveri, de 27 anos, que esfaqueou a ex-companheira, a influencer digital Daniele Gonçalves, de 33 anos, concluiu que ele tinha consciência do crime que cometeu.
O documento foi obtido pelo g1 e a RPC. A defesa dele informou que deve pedir a impugnação do laudo por entender que há “inconsistências e contradições”.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Daniele e Gabriel tiveram um relacionamento amoroso durante três meses. No início da noite de 9 de maio de 2023, ele foi até a casa de familiares da influencer e esfaqueou ela no rosto, mão esquerda e antebraço direito.
Influencer Dani Gonçalves
Instagram/Dani Gonçalves
Segundo o MP, Daniele colocou o braço e a mão para se defender das facadas e gritou por socorro. Gabriel fugiu e foi preso dois dias depois em uma clínica psiquiátrica de Maringá. Ele virou réu por tentativa de feminicídio.
Há 9 meses está detido no Complexo Médico Penal (CMP) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O processo foi interrompido até a conclusão do laudo de sanidade mental.
O exame
O laudo foi incluído no processo criminal nesta segunda-feira (6), e foi elaborado por uma médica psiquiatra que trabalha como perita da Polícia Científica do Paraná.
CICLO DA VIOLÊNCIA: saiba como identificar
Violência contra a mulher: como pedir medida protetiva de urgência
Ela ouviu Gabriel Faveri e também analisou documentos médicos dele. A médica concluiu que o rapaz “não era inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato (facadas contra a influencer digital)”.
‘Ameaçou de morte, enforcou e me deixou sem respirar por quase um minuto’, afirma influencer esfaqueada no rosto
O exame traz perguntas feitas tanto pelo Ministério Público quanto pela defesa do réu, que questionou se ele tinha alguma doença mental.
No exame, a médica citou “transtorno bipolar combinado com transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool”.
Mas, segundo o laudo, “apesar da presença da doença, não houve prejuízo na capacidade de entendimento e determinação”.
Daniele perdeu o movimento dos dedos ao tentar se proteger de facadas dadas pelo ex-companheiro em Londrina
RPC Curitiba
“Não há descrição de surto psicótico em prontuário ou documento médico. Esclareço que crises de raiva, agressividade, ansiedade, nervosismo por si só não caracterizam “surto psicótico”, descreveu a médica no documento.
Leia também:
VÍDEO: Após passar pelas Cataratas, Rio Iguaçu deságua no Rio Paraná e contraste chama atenção
UEPG: Funcionária é vítima de tentativa de estupro dentro da Universidade e se salva com ajuda de alunos
Eleições 2024: Prazo para emitir ou regularizar título de eleitor termina nesta quarta-feira (8)
O que acontece agora
A Justiça deve analisar o resultado do exame de sanidade mental e pedir manifestações dos advogados de Gabriel e de Daniele.
Se a decisão da Justiça for de que ele pode ser julgado como qualquer réu, o processo criminal será retomado na 1ª Vara Criminal de Londrina. O caso pode ir ao Tribunal do Júri.
Longo tratamento
Daniele Gonçalves foi levada ao Hospital Universitário (HU) de Londrina após ser esfaqueada e passou por diversas cirurgias.
Em entrevista ao Fantástico em 2023, ela relembrou detalhes do ataque que sofreu.
“Ele não falou sequer nenhuma palavra comigo e começou a dar facada na minha cabeça. Esse braço aqui foi a forma que eu tive de defesa. Sorte que minha prima chegou, gritou e ele soltou”.
Recentemente, Daniele retomou a carreira de influencer digital após se recuperar das facadas. Ela ainda terá que passar por três procedimentos cirúrgicos no braço.
A defesa dela disse que “o laudo deixa claro que o réu tinha consciência dos atos” e espera que Gabriel Faveri vá a júri popular.
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Norte e Noroeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1