• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Adolescente que sumiu por três meses com namorado será ouvida por psicólogos; entenda os detalhes da investigação


Delegada Juliana Cordeiro explicou como a jovem foi localizada e quais os próximos passos do caso. Adolescente, de 16 anos, foi encontrada em Peruíbe três meses depois que sumiu no Paraná
Reprodução
A adolescente do Paraná que ficou desaparecida há aproximadamente três meses e foi encontrada com o namorado em Peruíbe, no litoral de São Paulo, deve ser ouvida por psicólogos para relatar os motivos da fuga. Ao g1, a delegada responsável pelo caso explicou como devem prosseguir as investigações.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A jovem, de 16 anos, sumiu no dia 1º de fevereiro. Com isso, a mãe dela registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento e a Polícia Civil passou a investigar o caso. As apurações policiais apontaram que a adolescente havia fugido do Paraná para o litoral paulista com o namorado de 19 anos. Ela foi encontrada em Peruíbe saindo de uma agência bancária no dia 29 de abril.
Ao g1, a delegada-adjunta de Piraquara, Juliana Cordeiro, explicou que até o momento não foi constatado nenhum crime por parte do namorado, mas a polícia investigará todas as circunstâncias. Para isso, os policiais aguardam depoimento da jovem, que será colhido por psicólogos.
“A gente vai encaminhá-la para uma escuta especializada que é feita pela rede de proteção do município de Piraquara. Dentro dessa escuta, ela vai ser ouvida pelo psicólogo para saber como é que se deu e o porquê que ela fugiu de casa. Se tinha algum motivo, o que esse rapaz era dela, se ela saiu por livre e espontânea vontade, se houve um induzimento da parte dele, como foi a participação dele nisso”, explicou.
Segundo a delegada, a adolescente não pode ser ouvida pela autoridade policial por ser menor de idade. No entanto, a Polícia Civil receberá um relatório dos psicólogos que integram a rede de proteção de Piraquara. Com base no documento, os agentes devem identificar se houve crime e será necessário instaurar inquérito policial, ouvindo os pais da jovem e o homem com quem ela fugiu.
“A investigação começou com o desaparecimento. Agora que ela foi localizada, a investigação vai saber sobre a fuga. Qual foi a influência dessa pessoa maior de idade na fuga dela, se houve fornecimento de droga ou álcool por parte dele”, justificou Juliana.
A delegada-adjunta revelou ao g1 que a adolescente já está em Piraquara e a família foi chamada para comparecer na delegacia para dar baixa do desaparecimento e retirar o encaminhamento para escuta especializada da menina.
No entanto, os familiares pediram um tempo para recuperação da jovem, que estava em situação de rua. A mãe dela disse à reportagem que a garota está ‘irreconhecível’.
Passo a passo
Segundo Juliana Cordeiro, a investigação que levou a Polícia Civil de Peruíbe ao paradeiro da jovem e do namorado partiu de Piraquara. Isso porque os policiais do Paraná estão em diligências desde o registro de desaparecimento em 1º de fevereiro.
“Logo de início, a família nem sabia desse namorado dela. A gente foi informado durante as diligências que ela estava com o namorado e que ele era maior de idade”, afirmou a delegada.
Equipes policiais chegaram a procurar a adolescente por diversas cidades do Paraná e, inclusive, encontraram pontos por onde ela havia passado antes de partir para Peruíbe. “A gente conseguiu localizar o local que os dois estavam inicialmente, que era na cidade de Colombo (PR), só que os dois já tinham fugido de lá. Eles estavam fugindo para não serem encontrados”.
Ainda segundo a delegada, a polícia também chegou a ir em uma pensão onde o casal morou em Curitiba, no bairro Boqueirão. “Quando a Polícia Civil do Paraná chegou no local, fazia um dia que os dois tinham se evadido”, disse Juliana.
A policial explicou que as investigações apontavam para uma fuga até o litoral paulista e, por isso, a Polícia Civil de Peruíbe foi contatada. “Tomamos conhecimento que os dois iriam até um banco em Peruíbe para poder sacar um valor. A gente entrou em contato com a Polícia Civil do São Paulo, que foi até esse banco, e conseguiu encontrar os dois”, descreveu a delegada.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1