• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Catástrofe no RS: a exemplar solidariedade e as decepções

O depoimento de maior aflição entre as autoridades que se manifestaram sobre e devastação que a natureza impôs ao Rio Grande do Sul partiu do prefeito de Bento Gonçalves, Diego Siqueira.

Emocionado sobre a gravidade da situação, que se torna mais aflita pelo número de desaparecidos, desabafou: “Perdemos preciosas vidas humanas pela falta de helicópteros”.  Isso mesmo: faltaram aeronaves.

Município conhecido no Brasil e no exterior pela produção de uva e de vinhos de qualidade, destaca-se no turismo da região sul pela paisagem linda e pelo padrão de sua infraestrutura vinícola, hoteleira e gastronômica.

Só esta circunstância econômica dá uma ideia sobre a dimensão dos prejuízos econômicos, a começar pelo agronegócio.  Inimaginável o sofrimento dos que perderam familiares, e parcial ou totalmente, seus patrimônios. Como recomeçar e com que apoios efetivos?

O prefeito manifestou-se com rasgados elogios aos esforços da população gaúcha e, sobretudo, da solidariedade do povo brasileiro. Fato, aliás, destacado à exaustão por incontáveis lideranças.

Siqueira também repetiu outra verdade: frustrações com a mobilização da Força Nacional, que só agora estão enviando reforços.

Esta hecatombe exigia uma atuação imediata já na semana passada, com transferência maciça de helicópteros, aviões e equipamentos de enfrentamento das chuvas e ostensiva presença das Forças Armadas.

A união do povo foi o melhor exemplo da solidariedade humana. A pronta intervenção dos empresários com aeronaves e equipamentos, igualmente elogiável.  Militares e bombeiros também continuam na trincheira como heróis de ações impecáveis.  Omissões, atrasos e o diversionismo nacional em rede de TV para um show erótico, pago com dinheiro do contribuinte,  para uma velha decrépita e depravada, também compõem, infelizmente, este trágico período.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1