• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Liberado acesso de veículos nas entradas principais da UFSC em Florianópolis

Acesso da UFSC liberado pelo bairro Carvoeira, em Florianópolis. Foto: Maria Isabel Miranda/Agecom/UFSC

Os principais acessos de veículos ao Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, foram liberados no início da tarde desta quinta-feira, 16 de maio. Mais cedo, pela manhã, em ato da greve geral deflagrada por servidores técnico-administrativos (TAEs), docentes e estudantes, as entradas da Trindade, Carvoeira e Pantanal foram fechadas com piquetes e barricadas.

Por volta das 8h, o movimento era intenso nos arredores da Universidade. Os estacionamentos dos Centros de Ensino seguiram abertos e foram utilizados como alternativa de acesso pela comunidade. Mesmo com o bloqueio às principais entradas, o Restaurante Universitário (RU), do bairro Trindade, comunicou que funcionará de maneira integral nesta quinta, com almoço das 11h às 13h30 e jantar das 17h às 19h.

> Saiba como se atualizar sobre a greve na UFSC

Movimento grevista reivindica reestruturação da carreira, reposição salarial e recomposição do orçamento das universidades. Foto: Maykon Oliveira/Agecom/UFSC

O movimento grevista é organizado pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE). A greve dos servidores técnico-administrados completou dois meses no último sábado, dia 11 de maio. Desde a semana passada, foram oficializadas a adesões dos docentes, em 7 de maio,  e dos estudantes, em 15 de maio.

Além da recomposição do orçamento das universidades, também estão entre as reivindicações dos grevistas a reestruturação da carreira e a reposição salarial. O Sintusfc se manifestou na manhã desta quarta por uma postagem na rede social: “Com forte adesão de trabalhadores técnico-administrativos, professores e estudantes, agora a greve é geral!”.

Mais informações nas páginas do Sintusfsc, Apufsc e DCE.

*Notícia atualizada em 16/05/2024, às 13h49, para inclusão da informação de liberação dos acessos ao campus.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.