• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Salatiel elabora plano com empresários a fim de atrair empresas para Parnamirim

Pré-candidato a prefeito de Parnamirim, o apresentador de TV Salatiel de Souza (União Brasil) tem aproveitado o período de pré-campanha para estudar os problemas da cidade. Ele pretende, caso consiga se viabilizar para a disputa do Executivo em 2024, apresentar um plano de gestão que contemple principalmente a geração de emprego e a segurança dos parnamirinenses.

“Eu tenho me dedicado mais e estudar, planejar, a buscar ideias, por exemplo, para a gente atrair novas indústrias, empresas, para gerar emprego e oportunidades de trabalho a Parnamirim. Eu quero trocar emprego por imposto”, disse o apresentador em entrevista à 94 FM nesta terça-feira 13.

Ele afirma que está estudando uma série de propostas com um grupo de empresários com o intuito de alavancar a economia de Parnamirim. A ideia principal é atrair empresas que se instalem no município, gerando emprego e renda. Em troca disso, a gestão municipal promoveria a redução de imposto ou até mesmo a isenção, conforme o caso específico, como uma forma de incentivo à geração de novos postos de trabalho.

“Parnamirim tem um espaço muito grande, nós temos terreno ali na própria BR, nós temos uma área que pode ampliar aquele Parque Industrial que hoje parou no tempo. Como é que a gente faria isso? Trocando emprego por imposto. A prefeitura pode reduzir ou quem sabe até isentar a fábrica que queira gerar empregos. Imagine só você ter uma indústria que vai gerar 500 empregos. A prefeitura tem que fazer alguma coisa para atrair, senão ela vai para a Paraíba, Pernambuco, Ceará, Bahia”, defende.

Salatiel idealiza ainda que, além de oferecer os incentivos fiscais para as empresas, a gestão municipal poderá efetuar melhorias estruturais, como a pavimentação de ruas, a iluminação pública, promover a mobilidade urbana da região, a fim de facilitar as atividades das empresas, bem como o descolamento de funcionários para esses estabelecimentos.

“A população quer saber realmente como vai resolver os buracos da rua, quem vai colocar iluminação, quem vai atrair mais emprego, quem vai cuidar dos serviços básicos como a saúde, a limpeza pública, a questão de mobilidade urbana, do transporte que é um caos”, pontua o pré-candidato.

Outra ideia que vem sendo amadurecida por Salatiel é a criação de uma secretaria municipal para a realização de parcerias público-privadas (PPPs). Sobre o assunto, ele tem conversado com o vereador de Natal Felipe Alves (União Brasil), que propôs a criação da pasta na capital potiguar durante uma audiência pública promovida por ele para discutir o tema. A ideia foi acatada e anunciada pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos), que já indicou o nome da gestora Danielle Mafra como titular.

“Eu quero ir no mesmo caminho: fazer a atração dessas empresas, indústrias, de empresários que queiram fazer parcerias com a Prefeitura de Parnamirim dentro da legalidade, sendo discutido na Câmara Municipal, trazendo o Ministério Público para debater, para sugerir essas parcerias público-privadas que podem construir mais obras na cidade, não apenas com recursos públicos”, explica o pré-candidato.

A preocupação de Salatiel com a segurança

Outra preocupação de Salatiel é com relação à segurança pública de Parnamirim. A fim de ouvir a população sobre o tema, Salatiel diz que está visitando os bairros e conversando com as pessoas para construir um Plano Municipal de Segurança Pública.

“O maior problema de Parnamirim, como é o de Natal e o de outras cidades do entorno da Grande Natal é a falta de segurança pública. Em qualquer pesquisa o índice chega a 40%, 45% de pessoas que estão com medo, que estão assustadas”, lamenta.

A pretensão de Salatiel é entregar esse plano de segurança, quando finalizado, ao Governo do Estado, que segundo ele “tem obrigação de colocar a Polícia Militar, a Polícia Civil para investigar, para combater o crime”.

Em paralelo a isso, o plano também pretende promover um maior investimento na Guarda Municipal de Parnamirim, a fim de reforçar a estrutura do órgão e dar melhores condições de trabalho aos agentes. “Essa vai ser minha principal bandeira. Essa é a tônica dessa pré-campanha: fazer Parnamirim avançar”, reforça.

Apresentador Salatiel tenta construir pré-candidatura em Parnamirim

O apresentador Salatiel está tentando pavimentar uma candidatura a prefeito de Parnamirim no ano que vem. Antes da campanha, porém, ele precisa, além de angariar apoios, mostrar que tem viabilidade eleitoral. Isso será medido por meio de pesquisas pré-eleitorais e dos nomes que ele conseguir unir em torno de seu projeto.

Além do apresentador, o União Brasil tem outra pré-candidata, que é a vice-prefeita Kátia Pires. Eles vêm disputando espaço para ver quem chega ao período das convenções partidárias mais viável eleitoralmente.

Apesar da disputa interna, Salatiel não considera que há um racha no partido e prevê que deverá haver um entendimento entre ele e a vice-prefeita.

“O que é que nós vamos fazer? Um entendimento, quem tiver melhor, quem estiver liderando as pesquisas, quem conseguir mais apoio, quem conseguir se viabilizar, quem conseguir ter o apoio desse grupo político deverá ser o candidato e eu estou à disposição do partido”, afirma Salatiel.

Salatiel, Taveira e as respecitvas esposas - Foto: reprodução
Salatiel, Taveira e as respecitvas esposas – Foto: reprodução

Nessa busca por mais viabilidade eleitoral, Salatiel enxerga como importante o apoio do prefeito de Parnamirim Rosano Taveira. “O apoio de Taveira com certeza é um apoio fundamental para qualquer pretensão, para quem desejar ser prefeito de Parnamirim com certeza esse apoio fará diferença”, declara.

Questionado sobre a possibilidade de o União Brasil lançar uma “chapa puro sangue”, tendo prefeito e vice do União Brasil, Salatiel vê dificuldade na ideia e afirma que o tema não foi discutido entre os correligionários.

O apresentador também não acha possível o União Brasil lançar um nome para a disputa pela prefeitura sem o apoio de Taveira. “Eu não vejo essa possibilidade, mas na política dizem que tudo é possível. Requer um trabalho do partido, do diretório em Parnamirim. Não faço parte do diretório, não posso falar pelo diretório de Parnamirim, nem pelo diretório estadual. Eu sou apenas um simples filiado que tem agora uma pretensão de disputar essa eleição no próximo ano”, conclui.

Na pesquisa mais recente divulgada no começo de junho pelo Instituto Exatus a pedido do Agora RN, Salatiel aparece em terceiro lugar nas intenções de voto. Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, Professora Nilda lidera a corrida com 33,36%, seguida de Kátia Pires, com 21,83% e Salatiel, com 12,99%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1