• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

3 uvas brancas para quem está cansado dos vinhos Chardonnay e Sauvignon Blanc


Conheça Riesling, Bical e Encruzado que produzem rótulos maravilhosos e surpreendentes Chardonnay e Sauvignon estão entre as uvas brancas mais cultivadas no mundo e de maior sucesso entre os consumidores. Dependendo da região, clima e enólogo produzem vinhos muito diferentes, que vão de leves e frutados a intensos e encorpados.
A variedade de estilos, portanto, é grande, mas se você aprecia vinho há um bom tempo chegou a hora de conhecer novas uvas que dão vida a rótulos tão maravilhosos e surpreendentes quanto os populares Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Estas duas uvas são de origem francesa e carregam a fama de um dos principais países produtores de vinho – Chardonnay é a uva símbolo da Borgonha, enquanto a Sauvignon é icônica do Vale do Loire -, mas é possível encontrar grandes rótulos fora destes locais, elaborados com uvas pouco conhecidas.
Uma delas é a Riesling que é típica da Alemanha e é capaz de elaborar brancos com potencial de longa guarda; outra é a Encruzado, uma uva portuguesa com características parecidas com a Chardonnay; por fim, vamos desbravar a Bical, outra cepa de Portugal que produz vinhos frutados e que com frequência é usada em blends.
BICAL
Cultivada principalmente na região da Bairrada, em Portugal, a Bical é uma uva branca amplamente utilizada na produção de vinhos brancos e espumantes, também encontrada em blends com outras variedades.
Ela é conhecida por seus aromas frescos e cítricos, como notas de limão, lima, toranja e um toque de maçã verde, que contribuem para a vivacidade e frescor dos vinhos. Geralmente, produz vinhos de acidez média, e equilíbrio entre frescor e estrutura.
Embora muitos vinhos de Bical sejam apreciados jovens, essa casta também tem potencial para envelhecer. Com o tempo, os rótulos desenvolvem maior complexidade aromática e sabores mais profundos.
Post Quercus Bical
Vinho muito complexo elaborado com a uva Bical, de vinhedos de 40 anos, pela renomada enóloga Filipa Pato. Apresenta aromas minerais com notas defumadas. Em boca, aparecem nuances de peras e nozes, além da deliciosa mineralidade. Possui certificação europeia de vinho orgânico e biodinâmico e tem grande potencial de envelhecimento. Harmoniza com peixes, comida japonesa e queijos.
Divulgação

Nossa Calcário Branco
Produzido a partir de vinhas velhas, este branco também assinado por Filipa Pato é elaborado com a uva Bical de um único vinhedo localizado em Óis do Bairro, aldeia reconhecida desde o século XIX pela elevada capacidade de criar vinhos brancos, na região da Bairrada, Portugal. É elaborado a partir do conceito de vinhos autênticos, sem maquiagem, com o mínimo de intervenção e que expressam o melhor do terroir.
Divulgação

Espumante 3B Rosé
Também elaborado pela prestigiada enóloga Filipa Pato, na Bairrada, em Portugal, é um espumante seco, frutado e de ótima acidez, além de apresentar borbulhas numerosas e intensas. É produzido pelo método tradicional e um corte de Bical com a uva tinta Baga.
Excelente sozinho, mas também indicado para acompanhar uma refeição inteira, da entrada ao prato principal.
Divulgação

ENCRUZADO
A Encruzado é uma uva branca cultivada principalmente na região do Dão, em Portugal, e considerada uma das principais variedades autóctones da região e tem ganhado reconhecimento por produzir vinhos de alta qualidade.
Pelas características sensoriais se parece com a Chardonnay e, segundo alguns especialistas, produz rótulos que lembram os prestigiados brancos da Borgonha.
De aromas complexos e intensos, como notas de pêssego, damasco e frutas cítricas, como limão e toranja, também pode exibir nuances de flores brancas e um toque sutil de mel. Em boca, tem corpo médio a encorpado e pode ter uma textura cremosa.
Os solos graníticos do Dão conferem notas minerais ao vinho, como giz e pedra molhada, que contribuem para maior complexidade. Os melhores rótulos têm passo por barrica de carvalho e potencial de envelhecimento.
Quinta do Penedo DOC Branco
Este branco elaborado pela renomada vinícola portuguesa Caves Messias, na região do Dão, tem um ótimo potencial gastronômico. Apresenta aromas minerais e notas de flores frescas. Em boca, apresenta boa acidez e um final prolongado. É perfeito como aperitivo e para acompanhar risotos.
Divulgação

RIESLING
A uva Riesling é uma casta branca amplamente cultivada em várias regiões vinícolas do mundo, principalmente na Alemanha, mas também em países como França, Estados Unidos, Austrália e Áustria.
É conhecida por seus aromas distintos e complexos com destaque para as notas de frutas brancas, como maçã verde, pêssego, pera e limão, além de aromas de flores brancas e flor de laranjeira. Em alguns casos, especialmente quando envelhecida, pode ter aromas minerais, como pedra molhada e até petróleo, o que, apesar de parecer inusitado, não é um defeito.
A acidez vibrante e refrescante é uma das características mais marcantes, o que faz deste vinho um coringa na hora de harmonizar. A versatilidade está também no estilo de rótulos que podem ser produzidos a partir dela e que vão de secos e minerais a doces e intensamente aromáticos.
Embora muitos vinhos Riesling sejam apreciados jovens, a casta tem um notável potencial de envelhecimento e podem amadurecer por décadas, desenvolvendo complexidade e sabores mais profundos à medida que o tempo passa.
OH01 Riesling Seco
Branco refrescante e com toque picante. Este vinho da Alemanha apresenta uma mineralidade única e aromas que lembram maçã verde. Harmoniza com carnes brancas.
Divulgação

OH01 Riesling Reserva
Branco de aromas de frutas brancas, notas de mel e especiarias. Em boca, é elegante, tem bom corpo e um final ligeiramente picante. Acompanha frutos do mar, queijos fortes e pratos picantes.
Divulgação

OH01 Riesling Meio Doce
A famosa vinícola alemã OH produz este branco com aromas de maçãs verdes e sabor frutado de pêssegos e damascos. Com boa acidez e dulçor em boca é um rótulo perfeito para acompanhar sobremesas de maçã ou maracujá.
Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1