• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ônibus elétricos BYD em Mauá operados pela Suzantur já rodaram mais de 10 mil quilômetros

Veículos à bateria do modelo D9A começaram a circular em março de 2023 em duas linhas urbanas

ALEXANDRE PELEGI

Os dois ônibus elétricos da BYD, que operam em Mauá, no ABC Paulista, já transportaram cerca de 37 mil passageiros e rodaram mais de 10 mil quilômetros desde o início de março de 2023.

Os ônibus à bateria da BYD são do modelo D9A, padron, com 13 metros de comprimento, com carroceria Caio Millennium Geração 4.

Comunicado da BYD relata que uma pesquisa realizada pela Suzantur apontou que os veículos têm apresentado bom desempenho. É o que confirma o gerente operacional da empresa, Robson Francisco, ao dizer que os ônibus elétricos apresentaram aceitação positiva por parte da população e do Poder Concedente Municipal. “Até o presente momento não houve qualquer ocorrência na operação e a população já sente o conforto com os ônibus não poluentes e silenciosos”, afirma.

Os ônibus operam nas linhas 084 Zaira-Centro e 131 Itapeva – Centro.

O diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD, Marcello Von Schneider, destaca que a eletrificação dos ônibus na região do ABC paulista tem sido muito bem-sucedida. Schneider afirma que isso contribui para a construção de um ambiente urbano mais equilibrado, “com benefícios ambientais, em função da redução de gases de efeito estufa, e sociais, com impacto direto na saúde pública, além das vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos”.

O executivo informou que a gigante multinacional de veículos elétricos já opera em Diadema e em breve chega a Santo André.

A fabricante destaca que entre as vantagens do modelo D9A da BYD estão a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo.

A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção”, diz o comunicado da BYD.

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1