• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

128 anos da morte de Nhá Chica: saiba como será programação em celebração à beata em Baependi, MG

128-anos-da-morte-de-nha-chica:-saiba-como-sera-programacao-em-celebracao-a-beata-em-baependi,-mg


Para celebrar a memória da padroeira, a cidade sul-mineira preparou uma programação especial que se estende até o fim de junho. Baependi tem programação especial para celebrar 128 anos da morte de Nhá Chica
Fiéis celebram nesta quarta-feira (14) os 128 anos de morte de Nhá Chica, a religiosa beatificada de Baependi (MG). Para comemorar a data e a memória da padroeira, a cidade sul-mineira preparou uma programação especial que se estende até o fim de junho.
O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padre Edson Pereira de Oliveira, explica que a data, em primeiro lugar, é um reconhecimento da Igreja. “Depois de ter sido beatificada, foi determinado o dia 14 de junho como o dia de festa litúrgica”.
“É o dia em que a Igreja do mundo inteiro, em especial os lugares onde ela é cultuada, aqui em Baependi, na diocese de Campanha, de São João Del Rei, celebra a missa fazendo a memória da beata Nhá Chica. É o dia em que erguemos preces a Deus para agradecer o testemunho de vida dela e suplicar a sua intercessão”, explica.
Quem foi Nhá Chica
Francisca de Paula de Jesus nasceu em meados de 1810 e foi a primeira negra, analfabeta e filha de escrava a ser beatificada pela Igreja Católica, em 2013.
Nhá Chica dedicou a vida à caridade e aos pobres. Ela viveu a maior parte da sua vida no Sul de Minas. Francisca de Paula de Jesus tinha uma sabedoria inexplicável, uma rotina completamente dedicada à sua missão de devoção a Deus, completo desprendimento de bens materiais e o dom da santidade.
Nhá Chica
Lucas Magalhães
Ela morreu no dia 14 de junho de 1895 com cerca de 85 anos, já que ninguém sabe ao certo quando ela nasceu.
Em 1989, uma comissão foi montada em prol da beatificação de Nhá Chica. Em 1991, o Vaticano concedeu a religiosa o título de “Serva de Deus”.
O processo de beatificação começou em 1993, mas foi em 1995 que o processo ganhou um capítulo decisivo. Em julho daquele ano, a professora Ana Lúcia Leite descobriu que tinha um problema congênito no coração.
A cerimônia de beatificação aconteceu no dia 4 de maio de 2013. Os bispos de todo o país e o representante do Vaticano Cardeal Angelo Amato estiveram presentes na celebração.
Confira a programação especial
Festa Litúrgica da Beata Nhá Chica: 14 de junho, quarta-feira
6h: Alvorada Festiva
9h: Santa Missa presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del Rei e com a presença de todo o clero de sua diocese
12h: Santa Missa presidida por Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha e com a presença de todo o clero diocesano
14h30: Santo Terço cantado
15h: Santa Missa presidida pelo Pe. Noel Vitor Gonzaga, Vigário forâneo da Forania Beata Nhá Chica
18h: Procissão da Beata Nhá Chica
19h: Santa Missa presidida pelo Padre Edson Pereira de Oliveira, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Clique e veja a programação completa da Festa do Romeiro que segue até 18 de junho
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1