• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Prefeitura não encontra tutores de cães abandonados dentro de imóvel na BA ao tentar monitorar cumprimento de adequações solicitadas


O imóvel fica localizado na região da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador. Moradores pedem ajuda para resgate de cachorros abandonados em imóvel na BA
Reprodução/TV Bahia
A Prefeitura de Salvador realizou mais uma visita ao local em que um grupo de cachorros foi abandonado, na região da Estrada Velha do Aeroporto, para monitorar o cumprimento das adequações já solicitadas ao tutor. No entanto, conforme o órgão, o procedimento não foi feito, porque a pessoa não foi encontrada no local.
A visita dos funcionários da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) aconteceu na terça-feira (14). A prefeitura explicou que no último encontro com o tutor, a Diretoria de Proteção Animal (DIPA) orientou sobre guarda responsável, para sensibiliza-lo sobre a importância de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar dos animais.
Além disso, foi feita uma abordagem de conscientização da doação dos mesmos, para que tenham melhoria da qualidade de vida.
A DIPA informou que como “não tem poder de polícia e o município não possui abrigos temporários”, ficou inviável fazer o resgate dos animais mesmo mediante a “uma infração”. Com isso, o órgão afirmou que registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil para que o órgão proceda com as medidas previstas em lei.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber mais informações sobre as investigações e atualizará a reportagem assim que tiver resposta.
Entenda o caso
O grupo de cães foi abandonado dentro de um imóvel na região da Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador. Moradores do bairro afirmam que o dono é um idoso e que não tem mais condições de criar os animais. Ainda conforme os vizinhos, pelo menos 16 cachorros vivem em situação de precariedade.
Em entrevista à TV Bahia, os vizinhos afirmaram que os animais vivem em uma área de muita sujeira, além de passarem fome, e convivem com escassez de água e atenção. De acordo com eles, o responsável não mora no imóvel.
Em imagens, é possível identificar a sujeira e a falta de condições para a criação dos animais. Além disso, os moradores pedem ajuda para a compra de remédios contra pragas e alimentação.
Alguns residentes afirmam que vão ao local e ajudam os cachorros, mas fazem apelo para que os animais sejam resgatados. Por conta do abandono, os animais fazem muito barulho durante o dia.
A prefeitura destacou ainda que em caso de crime de maus-tratos, o cidadão pode denunciar através dos canais oficiais da prefeitura.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1