• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Obra de barragem altera coloração de água de rio no oeste da Bahia; órgão ambiental diz que não há riscos à saúde


De acordo com o Inema, não há nenhum químico que prejudique a vida das pessoas ou dos peixes. Mudança em coloração de rio assusta moradores no oeste da Bahia
Uma obra de construção de uma barragem, mudou a coloração do Rio Grande, na cidade de São Desidério, no oeste da Bahia. Na terça-feira (13), a água começou a apresentar uma cor esbranquiçada, o que assustou moradores da cidade que fazem uso da água.
No entanto, de acordo com Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a obra tem licença ambiental e a mudança na cor da água tem relação com um desvio de 100 metros feito para construir a estrutura da barragem. Ainda conforme o Inema, a coloração deve permanecer por dois ou três dias, mas não há nenhum químico que prejudique a vida das pessoas ou dos peixes.
O Rio Grande é um dos principais afluentes do Rio São Francisco e é muito utilizado pelos residentes, que alegaram que escavações no leito do rio eram a causa da alteração da cor.
Coloração de rio assusta moradores de município do oeste da Bahia
Reprodução/TVBahia
Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente do município afirmou estar ciente da situação e que a barragem é um empreendimento de uma Pequena central hidrelétrica (PCH). Além disso, o Comitê das bacias foi acionado e deve emitir um parecer técnico sobre a situação.
A empresa empresa responsável pela construção disponibilizou carros pipas para a população enquanto a situação não se normaliza.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1