• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Inmet alerta para riscos de grandes alagamentos e deslizamentos no Litoral Norte de SP

inmet-alerta-para-riscos-de-grandes-alagamentos-e-deslizamentos-no-litoral-norte-de-sp


Alerta emitido na tarde desta quarta-feira (14) é válido até a manhã desta quinta (15). Inmet deixou todo o litoral de SP em alerta de ‘grande risco’
Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no início da tarde desta quarta-feira (14), um alerta de risco de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios”, além de “grandes deslizamentos de encostas” nas cidades do litoral de SP.
O alerta, emitido às 12h, é válido até às 10h desta quinta-feira (15) e abrange três das quatro cidades do litoral norte: Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. Cidades do litoral sul também estão incluídas no alerta.
Segundo o Inmet, o aviso é de acumulado de chuva, classificado como de “grande perigo” no grau de severidade avaliado pelo Instituto. Em caso de dúvidas, o órgão orientou que os moradores procurem a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Instruções do Inmet para áreas em alerta:
Desligue aparelhos eletrônicos e quadro geral de energia;
Observe alteração nas encostas;
Permaneça em local abrigado;
Em caso de situação de inundação ou similar, proteja os pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos.
São Sebastião
Desde a noite da última segunda-feira (12), São Sebastião (SP) segue em alerta devido às chuvas constantes que vêm causando novos estragos na cidade. Na última terça-feira (13), o município registrou pontos de alagamento e deslizamentos de terra.
Segundo o prefeito Felipe Augusto, duas famílias de Juquehy e Boiçucanga precisaram deixar suas casas e foram para abrigos.
Na manhã desta quarta, a chuva seguia com menor intensidade e a água já havia baixado em pontos onde havia alagamento. Na Rio-Santos, havia um ponto com interdição parcial por queda de barreira – no km 142, com interdição no acostamento.
Queda de barreira na Rio-Santos em São Sebastião
DER/Reprodução
Mesmo assim, os moradores seguiam apreensivos, já que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém o alerta para riscos de novos alagamentos e escorregamentos de terra.
De acordo com o Cemaden, a costa sul da cidade continua sendo a área mais afetada – local que mais sofreu pela tragédia que devastou o litoral em fevereiro.
Por conta das consequências das chuvas persistentes, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que estão sendo disponibilizados preventivamente três abrigos onde os moradores podem buscar refúgio, caso necessário.
As estruturas estão montadas no Polo II da escola municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida, na escola municipal Henrique Tavares de Jesus, além do Ginásio do Cascalho.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.