• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mais de 190 mil pacientes estão em fila de espera por cirurgia na rede pública na cidade de SP


Cirurgias gerais, de coluna e ortopédica são as que têm mais demanda, ultrapassando 20 mil pessoas à espera. ‘Nós estamos fazendo uma conversa com o estado para que essa fila de espera seja única para o estado. Não é justo um paciente de Campinas ser operado antes que um paciente do município de São Paulo’, afirma o secretário da Saúde. Fila de espera em um dos hospitais, em São Paulo.
Reprodução/Profissão Repórter
Um total de 194.260 mil pessoas aguardam na fila para fazer cirurgias pelo SUS na capital paulista. Os dados são de maio deste ano, e foram obtidos pela TV Globo com a Secretaria Municipal da Saúde via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Na fila, os pacientes aguardam por 33 tipos de cirurgia, e as que estão com mais demanda são:
Cirurgia geral – 27.139 pacientes aguardam;
Cirurgia de coluna – 27.041 pacientes aguardam;
Cirurgia ortopédica para o joelho – 25.821 pacientes aguardam;
Entre as dez cirurgias com mais pacientes, quatro são de ortopedia.
O secretário da Saúde da capital, Luiz Carlos Zamarco, afirmou à TV Globo que as cirurgias ortopédicas são as que mais impactam a espera no município por causa da alta complexidade. Segundo ele, um dos gargalos é que a fila de espera não é única em todo o estado, o que geraria distorções.
“Nós temos dentro do município de São Paulo vários hospitais estaduais. Eles precisam incrementar as equipes de ortopedia do estado e do município. Nós estamos fazendo uma conversa com o estado para que essa fila de espera seja única para o estado. Não é justo um paciente de Campinas ser operado antes do que um paciente do município de São Paulo porque o estado considera a fila do município apartada, então nós estamos acertando essa situação para que seja uma fila única do estado e que nossos pacientes estejam inseridos nessa fila”, afirmou Zamarco.

co. Os dados são de maio deste ano, e foram obtidos oa Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Mais de 450 mil pessoas estão em fila de espera para exames na cidade de SP; no estado, número ultrapassa 600 mil
A espera ultrapassa seis meses, e o tempo aguardando pode ser cheio de dificuldades práticas pra muitos pacientes, principalmente idosos e aqueles que precisam se cirurgias ortopédicas: a vida fica mais limitada enquanto a cirurgia não chega.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1