• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nos primeiros cinco meses do ano, Amapá teve 323 denúncias de violência contra pessoas idosas

nos-primeiros-cinco-meses-do-ano,-amapa-teve-323-denuncias-de-violencia-contra-pessoas-idosas


No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, ações em Macapá chamam a atenção para o tema. Idoso vítima de maus-tratos encontrado em abril deste ano em Macapá
Polícia Civil/Divulgação
Diversas ações serão realizadas em Macapá nesta quinta-feira (15) em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. De janeiro a maio deste ano o Amapá contabilizou 323 denúncias de violência contra idosos.
No estado, o Abrigo São José é um dos principais locais de acolhimento. O ambiente tem capacidade para abrigar 50 idosos, mas está com 80, sendo 69 homens e 11 mulheres.
O espaço realiza o acolhimento através de denúncias por meio do Ministério Público do Amapá (MPE-AP). Segundo Tatiane Barreto, gerente do abrigo, são recebidos idosos que sofrem diversos tipos de violência.
“A mais grave é o abandono. A partir do momento em que a família se nega a cuidar por conta até de problemas financeiros, a busca ativa das assistentes sociais entra para fazer a análise social e através desses métodos é feito o acolhimento”, explicou a gerente.
Abrigo São José, em Macapá
Tatiane Barreto/Abrigo São José
A gerente destacou ainda que o abrigo é um “equipamento” para dar acolhimento com equipe de enfermagem, médica e pedagógica, sendo apenas um parceiro como uma das últimas instâncias. Segundo Tatiane Barreto, os idosos acolhidos se apegam aos cuidadores e equipes técnicas, tornando o abrigo uma grande família.
“Só que a maioria deles quando chegam ao abrigo, já chegam violados. Sofreram violência financeira, maus-tratos e a pior delas, a violência psicológica, que é o abandono e a carência. A partir disso a gente passa a ser a família dos idosos”, explicou a gerente.
O local também realiza o abrigamento provisório e conta com 2 moradores de rua. Todos os acolhidos passam por exames clínicos e ficam em uma sala de isolamento para poderem conviver com os outros acolhidos.
Atendimento no Abrigo São José, em Macapá
Tatiane Barreto/Abrigo São José
Para manter a rotina são realizadas atividades como a celebração dos aniversariantes do mês, festa juninas e outras datas comemorativas.
População idosa no Amapá
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Amapá possuía 34.276 pessoas com 60 anos ou mais. O número representava 5% de toda a população do estado.
Na época, a estimativa da população idosa para 2023 era de 7,75%. Ainda segundo o IBGE, o índice de envelhecimento, que calcula a proporção com que a população está envelhecendo, é de 18,73% no Amapá em 2023 e 27,85% até 2030.
Índices de violência
Idoso de 82 anos foi resgatado de um depósito insalubre onde era mantido em condições subhumanas
Polícia Civil/Divulgação
Nos 5 primeiros meses deste ano, a Ouvidoria Nacional registrou 201.409 denúncias de violência contra idosos no país. No Amapá foram 312 através do disque 100 e 11 na 5ª Delegacia de Polícia Civil, que é referência no atendimento a pessoa idosa.
Em abril deste ano um idoso de 82 anos foi encontrado em um depósito onde era mantido em condições sub-humanas pelo próprio filho, de 27 anos. A vítima estava desnutrida e tinha feridas pelo corpo.
O filho foi preso em flagrante na Zona Norte de Macapá por maus-tratos, por deixar de prestar assistência a pessoa idosa e por expor a perigo a integridade e a saúde da pessoa idosa.
Blitz educativa
A campanha ‘Junho Violeta’, realizada pelo governo do Estado vai realizar nesta quinta-feira (15) uma blitz educativa para conscientização sobre violência contra idosos. A ação a proteção e fortalecimento dos direitos de pessoas com mais de 60 anos.
A ação ocorrerá em frente ao Abrigo São José e terá distribuição de material informativo e divulgação dos canais de denúncia.
Ação de saúde e autocuidado
Já a prefeitura de Macapá vai realizar uma ação com atividades de saúde, autocuidado e lazer para os idosos. A programação ocorrerá a partir das 14h no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis), no Centro de Macapá.
Entre os serviços que serão ofertados estão massoterapia, maquiagem, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e teste glicemia, além das dinâmicas de música e dança.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1