• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Temporada do Tupynambás teve rebaixamento e fim precoce

tupynambas escudo by marcelo costa tupynambas
Clube encerrou o estadual com apenas uma vitória em 11 partidas (Foto: Marcelo Costa/Tupynambás)

A temporada de 2023 para o Tupynambás se encerrou no último sábado (10), com a vitória sobre o North por 1 a 0, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Mesmo com o resultado positivo – o único em toda a campanha na divisão de acesso -, o Baeta foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro e teve seu jogo contra o União Luziense cancelado, já que ambos caíram com antecedência para a “Terceirinha”. Após a campanha decepcionante da equipe, a Tribuna traz uma retrospectiva da trajetória descendente do Leão no estadual.

Pendência do CT

O planejamento do Tupynambás para a temporada 2023 teve início em agosto do ano anterior, com a oficialização da venda da maior parte de sua sede para uma rede de supermercados. O dinheiro da transação foi utilizado para aquisição e construção do novo centro de treinamentos do clube, na BR-040, próximo ao Bairro Barreira do Triunfo, na Zona Norte. A ideia inicial era utilizar o espaço para preparação para o Módulo II, porém, não houve tempo hábil para tal, e o Baeta realizou suas atividades nos campos do bairro Benfica e da Associação de Sargentos do Exército (ASE), no Bairro Barbosa Lage.

Montagem do elenco

Em janeiro deste ano, o clube iniciou as tratativas com jogadores e comissão técnica. O desejo do Baeta era repetir a solidez defensiva apresentada em 2021 e 2022. Para isso, a diretoria buscou recontratar os atletas que integraram o elenco nas temporadas anteriores. “O Tupynambás gostaria de contar novamente com o Rayan (zagueiro), o Juliano (Chade, goleiro), o Eduardo (zagueiro), Pupinski (lateral-direito) e o Wesley (lateral-esquerdo)”, afirmou Cláudio Dias, presidente do Tupynambás em entrevista concedida à Tribuna no primeiro mês do ano. Dos citados, o único jogador que retornou foi Juliano Chade, goleiro titular no Módulo II de 2023.

O Tupynambás anunciou Rafael Novaes como técnico da equipe no dia 6 de fevereiro. Entretanto, o primeiro treinamento aconteceu um mês e meio depois, no dia 20 de março, 40 dias antes da estreia do Baeta no Módulo II. Além disso, o clube tinha anunciado, até o dia 3 de abril, 12 atletas, menos da metade do número planejado de jogadores para o elenco, que era 25, segundo o próprio Novaes revelou à Tribuna em março.

Novo escudo

O ano de 2023 também ficou marcado para o Tupynambás por um elemento fora dos gramados: a nova identidade visual do clube. Em 23 de abril, na semana que antecedeu a estreia da equipe no Módulo II, o Baeta anunciou a renovação do seu escudo. O emblema trouxe detalhes em amarelo e dourado, além de uma estrela na parte superior, que simboliza o título da divisão de acesso estadual em 2018.

A campanha no Módulo II

As dificuldades no Módulo II se apresentaram para o Tupynambás logo nas primeiras rodadas. Nas quatro partidas iniciais, o Baeta empatou por 1 a 1 com o Tupi, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, perdeu para Aymorés e Varginha, fora de casa, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente, e foi derrotado em casa para o Nacional de Muriaé, por 3 a 1. Com oito gols sofridos e apenas um ponto somado, Rafael Novaes deixou o comando da equipe.

Sob o comando de Wanderley Tavares, inicialmente de forma interina e, posteriormente, efetivado, o cenário do clube se manteve o mesmo. Na estreia do novo treinador, o Tupynambás perdeu em casa, de virada, para o Betim, por 3 a 2. Em seguida, vieram mais duas derrotas, para o Itabirito, por 1 a 0, fora de casa, e URT, no campo da UFJF, por 2 a 1. O Baeta voltou a somar pontos apenas na oitava rodada, após empate por 1 a 1 contra o Uberlândia, na cidade homônima, quando o descenso já parecia inevitável.

O rebaixamento, que se desenhou durante toda a disputa do Módulo II, foi consumado na nona rodada, após nova derrota do Tupynambás, desta vez para o Boa Esporte, em Varginha, por 3 a 1. Já sem ambições no campeonato, o Baeta conseguiu sua primeira vitória no campeonato no jogo seguinte. A equipe venceu o North, no estádio Municipal, por 1 a 0, no último sábado (10).

Encerramento melancólico

Na última rodada, o Tupynambás iria enfrentar o União Luziense, também rebaixado, em Santa Luzia, partida agendada para o próximo sábado (17). Como o jogo não teria mais efeito na classificação, as equipes solicitaram o cancelamento do compromisso, o que foi atendido pela Federação Mineira de Futebol (FMF) na última segunda-feira (12). De acordo com a decisão, será declarado o placar de 0 a 0, e os times estão isentos de sanções disciplinares. Com isso, o Baeta encerra o ano de 2023 com cinco pontos em 11 jogos e na lanterna do Módulo II.

A Tribuna solicitou ao Tupynambás uma entrevista com algum representante do clube para avaliar a temporada. Entretanto, o pedido não foi atendido.

O post Temporada do Tupynambás teve rebaixamento e fim precoce apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1