• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Apaixonados por ferrovias, colecionadores de miniaturas investem em réplicas de estações e trens: ‘Nem vejo a hora passar’

apaixonados-por-ferrovias,-colecionadores-de-miniaturas-investem-em-replicas-de-estacoes-e-trens:-‘nem-vejo-a-hora-passar’


Colecionadores participam de exposição de ferromodelismo que ocorre neste sábado (24) e domingo (25), das 9h30 às 17h30, na Estação Ferroviária de Itu (SP). Evento tem entrada gratuita. Evento em Itu (SP) e Salto (SP) reúne apaixonados por ferromodelismo
F2 Assessoria de Imprensa
O século 19 foi marcado pelo início da Era das ferrovias. A primeira linha férrea de longa distância para passageiros em escala comercial e com horários regulares foi inaugurada em 1830. A ferrovia ligava as cidades inglesas de Liverpool e Manchester.
Mesmo quase 200 anos depois, a paixão por ferrovias persiste em muita gente. Neste sábado (24) e domingo (25), os colecionadores e entusiastas de trens elétricos em miniatura podem conferir a 1ª Mostra de Modelismo Ferroviário em Itu (SP). O evento tem entrada gratuita e será das 9h30 às 17h30, na Estação Ferroviária.
Organizado pelo Trem Republicano, o evento terá exposição de dioramas, maquetes e modelos ferroviários em miniatura.
O ferroviário José Tadeu Galvão tem 57 anos de vida e 40 anos só de profissão. O tempo dedicado às ferrovias é somado ao tempo de dedicação à coleção dele.
Conhecido como Galvão, ele conta que começou a trabalhar em uma ferrovia em 1983 como auxiliar de maquinista. Em apenas seis anos, ele se tornou maquinista e foi trabalhar em Araraquara (SP).
“Foi em um comércio de Araraquara que eu vi um primeiro modelo da Frateschi [empresa especialista em miniaturas que apoia o evento deste fim de semana], era uma caixa básica. Foi meu primeiro trem elétrico em miniatura. Eu comprei e nunca mais parei”, relembra.
José Galvão (à esquerda) é maquinista em Itu (SP)
Arquivo Pessoal
De lá pra cá, a coleção só cresceu. São tantas peças que Galvão nunca chegou a catalogar.
“Eu esqueço da vida quando estou na coleção, nem vejo a hora passar. Minha esposa tem que me chamar pra almoçar, falar com as visitas. É um momento que concentro toda a minha atenção àquilo. Posso dizer que cuidar da minha coleção, montar minhas maquetes, é como uma terapia para mim.”
Paixão por ferrovias vem de família
O pai e os dois avôs de Galvão foram ferroviários. Ele e os irmãos também seguiram no ramo. Hoje, ele é maquinista do Trem Republicano e faz o trajeto entre Itu e Salto.
Atualmente, a paixão é compartilhada com a filha dele, Mariana Galvão, de 21 anos. Juntos, eles construíram uma maquete que será apresentada no evento.
Galvão construiu maquete com a filha para apresentar em evento deste fim de semana.
Arquivo Pessoal
“Tenho certeza que o pessoal vai se surpreender com a maquete, é bem fiel ao lugar real e vai ser colocada para funcionar.”
Coleção começou na infância
Fabio Luis Grizoto, 45 anos, é maquinista do Trem Republicano e vai expor, pela primeira, vez sua coleção de miniaturas e maquetes. Ele conta que coleciona as miniaturas há 20 anos e a paixão começou ainda na infância.
“Desde pequeno eu gosto de ferrovias. Ganhei um ferrorama aos cinco anos e me encantei com a miniatura. Senti que era algo mais especial do que um simples brinquedo”, contou o colecionador.
Fábio Grizoto ganhou a primeira miniatura de trem aos cinco anos. Hoje, ele trabalha como maquinista.
Arquivo Pessoal
Hoje, ele tem cinco locomotivas e 30 vagões de trem, todos em miniatura. A maioria dos itens são réplicas da Fepasa e da Estrada de Ferro Sorocabana, empresas paulistas de transporte ferroviário de cargas e de passageiros.
Para a exposição, Fábio conta que preparou uma maquete especial e será exposta pela primeira vez.
Maquete construída por Fábio será exposta em evento de ferromodelismo neste fim de semana
Arquivo Pessoal
“Estou aprendendo a montar maquetes. Mexer na parte de marcenaria eletrônica, fazer os relevos com isopor, deixar a decoração mais realista. Essa que vou mostrar na exposição eu fabriquei sozinho e estou feliz com o resultado”, disse Fabio.
De acordo com a organização do evento, além da exposição, haverá visita à oficina de vagões e passeios de trem durante todo o dia, entre Itu a Salto, custando R$ 35 por pessoa.
Mais informações sobre o evento e os passeios de trem podem ser obtidas pelo telefone (11) 4013-1319 ou pelo site.
Coleção de Fábio tem miniaturas da Fepasa e Estrada de Ferro Sorocabana
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.