• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Festival ‘eXperimental’ de Cinema abre inscrições para mostra competitiva de cinema


Inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, entre os dias 28 de junho a 20 de setembro. Poltronas das salas de cinema do Espaço Itaú de Cinema Anexo, na rua Augusta 1470, no Centro de São Paulo.
Divulgação
Alcântara, cidade histórica localizada no litoral maranhense, será o centro das atenções do Festival eXperimental de Cinema (FeX), que reúne diversas estéticas e gêneros do audiovisual em uma fusão de tecnologias e linguagens. As inscrições para participação de vídeos/filmes nas Mostras Competitivas do festival, que podem ser feitas neste link, estão abertas de 28/06 a 20/09.
O evento, que acontecerá no mês de outubro, oferece uma oportunidade para realizadores do Brasil e do exterior, interessados nas produções contemporâneas, mostrarem seu trabalho.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O objetivo do FeX é preencher um espaço pouco explorado no cenário audiovisual da região norte/nordeste, promovendo o fomento e a visibilidade dos vídeos/filmes experimentais.
Mostras competitivas
O festival abre as inscrições internacionalmente para as três mostras competitivas que compõem a programação: Vídeo-Performance/Videodança, Experimentações de Linguagem/Cinema Experimental e Mobile Virtual Festival/Vídeo de Bolso.
A categoria “Vídeo de Bolso/Mobile Virtual Festival” aceitará vídeos com temática livre, feitos através de celulares, com duração de 30 segundos a 1 minuto. Os vídeos selecionados para a mostra competitiva serão veiculados nas redes sociais (Instagram e Facebook) por meio de compartilhamentos, em um festival online e virtual. A Mostra de Vídeo de Bolso – Mobile Virtual Festival acontecerá nos meses de agosto e setembro de 2023, proporcionando a democratização e ampliação da veiculação e disponibilização de conteúdos audiovisuais.
A categoria “Cinema Experimental e Experimentações de Linguagem” privilegia as inovações estéticas e linguísticas no campo audiovisual, explorando narrativa, forma, fusão de linguagens criativas, inserção das artes visuais, experimentação de som e imagem, metalinguagem, ensaio audiovisual, videoarte e expansão sensorial através do audiovisual.
Já a categoria “Vídeo-Performance e Videodança” traz propostas em que a expressão das artes do corpo é o tema central. No entanto, a dimensão visual do corpo em cena deve estar alinhada com a linguagem audiovisual, não sendo aceitos registros de performances ou espetáculos de dança, mas sim produtos audiovisuais em que a dança, a performance e o corpo em cena sejam elementos-chave para a construção da linguagem.
Atividades formativas
Além das mostras competitivas, o FeX também terá um caráter formativo, oferecendo oficinas de vídeo e som para audiovisual voltadas para as comunidades escolares de Alcântara. Todas as atividades do festival serão gratuitas, como parte das políticas culturais de democratização do acesso ao audiovisual e às tecnologias artísticas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1