• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Mandado de prisão mais antigo do Piauí: acusado de matar mulher a machadadas há quase 30 anos é preso


Segundo a Polícia Civil, o homem vai responder por homicídio qualificado, pois na época do ocorrido não existia ainda o crime de feminicídio. Polícia Civil do Piauí
Laura Moura /g1
João Batista Rodrigues Soares, de 54 anos, foi preso nessa terça-feira (27) acusado de ter matado uma mulher com golpes de machado enquanto a vítima dormia na localidade Horto, Zona Rural de Manoel Emídio, a 455 km de Teresina. A prisão ocorreu 26 anos após o crime e era o mandado de prisão mais antigo do Piauí, segundo a Polícia Civil.
“Na época ainda não existia o crime de feminicídio, então o assassino foi indiciado por homicídio qualificado. Porém, o processo estava suspenso em razão da fuga do autor. Agora a Polícia Civil do Piauí vai apresentar o acusado para que responda perante o Poder Judiciário, na forma da lei, pelo crime cometido”, explicou o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O homem foi preso na cidade de Balsas (MA), onde vivia. A cidade fica a 385 km de Manoel Emídio, onde aconteceu o crime em 27 de dezembro de 1996, há 26 anos.
Ao g1, o delegado afirmou que o acusado morava próximo à casa da mulher e alegava ter um relacionamento com ela.
Segundo a polícia, na noite do crime, João Batista tentou ainda esconder o corpo de sua vítima, Luiza Maria da Conceição Jaques, arrastando-a para um matagal a 10 metros de sua casa. Contudo, populares o flagraram e ele fugiu do local, abandonando uma enxada próximo ao corpo.
Mandado mais antigo
O mandado de prisão de João Batista era o mais antigo no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), segundo a SSP-PI. A polícia informou que a última vez que o suspeito havia sido visto foi na noite do crime.
“Naquela época foi muito difícil para todo mundo. Foi um crime completamente bárbaro, que comoveu a família toda, ficou todo mundo muito triste. A Polícia Civil mostrou que realmente a justiça tarda, mas não falha”, comemorou Charlene Lima, sobrinha da vítima.
Segundo o delegado Anchieta Nery, a Secretaria continuará empenhada na missão de localizar todos os foragidos e cumprir todas as ordens do Poder Judiciário, contribuindo com a paz social e efetivação da justiça.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe da comunidade do g1 Piauí no Whatsapp e no Telegram

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1