• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Em 12 anos, Sudoeste ganha 75 mil habitantes

Por Leandro Czerniaski – A região Sudoeste do Paraná chega a mais de 662 mil habitantes. É o que revelam os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  Considerando os últimos 12 anos – intervalo entre as duas pesquisas – a região cresceu 12,8% em população, com acréscimo de mais de 75 mil pessoas. Na década anterior, o crescimento havia sido de 30 mil moradores.

Apesar do aumento geral, teve município que perdeu população. São 11 dos 42 da região, geralmente cidades de menor porte. Na outra ponta, as que mais cresceram em moradores são Vitorino, Pato Branco e Santo Antônio do Sudoeste. Confira os números detalhados na tabela ao lado.

O Fundo de Participação dos Municípios de (FPM) do governo federal, usa como critério a quantidade de moradores: cinco Prefeituras vão receber mais recursos e duas, menos.

Oscilação populacional afeta finanças de Prefeituras

JdeB – O secretário executivo da Amsop, José Kresteniuk, fez uma análise sobre os números do Censo. Ele destaca que a região Sudoeste teve crescimento maior em relação ao Estado do Paraná, que cresceu 9,56%.

Pelos números divulgados ontem, o Fundo de Participação dos Municípios de (FPM) do governo federal, que usa como critério a quantidade de moradores, terá reflexos positivos para pelo menos cinco municípios do Sudoeste do Paraná: São João (de 0.6 para 0.8); Pato Branco (2.8 para 3.0); Planalto (0.8 para 1.0); e Realeza de (1.0 para 1.2). Estes entrarão em novas faixas para o recebimento dos recursos do fundo. Devem ter redução no índice do FPM os municípios de Barracão (baixará de 0.8 para 0.6) e Palmas (de 2.2 para 2.0).

O post Em 12 anos, Sudoeste ganha 75 mil habitantes apareceu primeiro em Jornal de Beltrão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • New Page 1