• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Gilberto Natalini assume secretaria que acompanha inclusão de ônibus elétricos na cidade de São Paulo, responsável pelo Comfrota

Secretaria de Mudanças Climáticas teve troca de comando após declaração de Pinheiro Pedro; Mudam também os chefes da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Habitação

ADAMO BAZANI

Colaborou Luana Coutinho

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, dá posse nesta segunda-feira, 17 de julho de 2023, a quatro secretários municipais: de Mudanças Climáticas; de Projetos Estratégicos; da Fazenda e da Habitação.

A Seclima (Secretaria de Mudanças Climáticas) será comandada pelo ex-vereador e médico, Gilberto Natallini.

A pasta é responsável pelo Comfrota (Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas), que, entre outras atribuições, verifica o cumprimento por parte das empresas de transporte de passageiros das metas de redução de poluição e substituição de ônibus movidos a óleo diesel por modelos com outras fontes de tração, como elétricos e a gás natural.

Desde 17 de outubro de 2022, as empresas prestadoras das linhas municipais da capital paulista não podem mais comprar ônibus a diesel, com exceção de micro-ônibus e mídis (micrões), que possuem ainda poucas opções no mercado. Além disso, por lei e por contrato assinado com as viações em setembro de 2019, ano a ano deve haver reduções de emissões até que em 2037, nenhum ônibus municipal gere mais gás carbônico na operação.

O prefeito Ricardo Nunes disse que uma das metas da administração municipal é de que até o fim de 2024, haja ao menos 2,6 mil ônibus elétricos circulando no sistema administrado pela SPTrans (São Paulo Transporte).

Natalini substitui Antônio Pinheiro Pedro, que na última quinta-feira (13) pediu demissão após polêmicas geradas por uma declaração que fez sobre aquecimento global em um fórum sobre o tema da Ordem Brasileira dos Advogados (OAB), realizado em junho.

“O planeta não será salvo por nós, ninguém salva o planeta Terra. Geralmente ele se salva sozinho. Ele o faz há 4,3 bilhões de anos e muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, geralmente ele se livra do que está na superfície.” – disse na ocasião.

Antônio Pinheiro Pedro, que havia declarado que sempre defendeu a eletrificação dos ônibus pela indústria nacional, afirmou que teve sua fala distorcida e mal interpretada. O ex-secretário ainda disse que sua frase jamais teve contexto ou intenção negacionista e que foi vítima de difamação.

O fato de declarar que o planeta terra passa por ciclos há quatro bilhões de anos e, por óbvio, sempre se “salvou” sozinho, em nada se confunde com os esforços da humanidade para sobreviver e manter condições de clima e interação ecossistêmica. Há uma sutileza nisso tudo. Nós estamos tentando melhorar nossa resiliência, se falharmos, o planeta seguirá procedendo a seus ciclos, com ou sem nós. Não somos Deus, não determos poder sobre processos físicos que transcendem nossa capacidade. Essa constatação é de humildade e de alerta – jamais foi uma negação do protagonismo humano nas alterações sofridas na atmosfera do planeta, desde a revolução industrial.  Nada do que foi dito, se enquadra no contexto “negacionista” impingido de forma difamatória nas redes sociais. Muito menos a ação efetiva da gestão se enquadra nesse conflito artificialmente criado. Fui vítima de um crime: DIFAMAÇÃO.  Tenho quatro décadas de trabalhos dignos desenvolvidos em prol do meio ambiente de da construção da própria legislação ambiental e do clima.

Sobre o novo secretário Natalini, por meio de nota, a prefeitura disse que ele é conhecido por estar envolvido em temas ambientais.

O ex-vereador Gilberto Natalini, que é médico vai comandar a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima). Natalini é conhecido pelo seu envolvimento com as causas ambientais e de saúde. Em 20 anos de mandato na Câmara Municipal, foi autor de 419 Projetos de Lei, dos quais 146 foram aprovados, como a lei que obriga a utilização da água de reúso para lavagem de feiras, parques e ruas, por exemplo. Foi secretário municipal em duas ocasiões: do Verde e do Meio Ambiente, em 2017, e de Participação e Parceria, em 2006

OUTRAS SECRETARIAS:

Além de Gilberto Natalini na Seclima (Secretaria de Mudanças Climáticas), Nunes também dá posse nesta segunda-feira, 17 de julho de 2023, a outros três secretários.

A Secretaria da Fazenda será comandada pelo procurador de carreira do município, Luís Felipe Vidal Arellano, que desde 2018 exercia a função de secretário-adjunto da pasta.

Na Secretaria da Habitação, assume o deputado Federal Milton Vieira, que, segundo a administração municipal, “sempre teve atuação voltada a causas sociais, como habitação e das pessoas com deficiência”.

À frente da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos estará o advogado e psicólogo Edsom Ortega, que foi secretário Nacional de Habitação, Estadual de Desenvolvimento Social e Municipal de Segurança Urbana de São Paulo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Luana Coutinho para o Diário do Transporte

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1