• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pesquisa investiga história da metalurgia no Brasil a partir de objetos históricos em Sorocaba


Professores e alunos da Escola Politécnica da USP coletam amostras de objetos de locais históricos da cidade. Chafariz no pátio do Museu Histórico de Sorocaba
TV TEM/Reprodução
Uma pesquisa sobre a história da metalurgia no Brasil levou professores e alunos da Escola Politécnica da USP até Sorocaba (SP) em busca de explicações. O objetivo do estudo é investigar se objetos históricos foram produzidos pela antiga Real Fábrica de Ferro Ipanema.
Um dos pontos de interesse é um chafariz no pátio do Museu Histórico de Sorocaba, com mais de 130 anos, construído em 1885 com ferro fundido.
O grupo de pesquisadores coletou amostras do chafariz para analisar se há impressões digitais da Real Fábrica de Ferro de Ipanema. Além disso, foram coletadas amostras da siderúrgica criada em 1810, por Dom João VI, na Fazenda Ipanema.
Pesquisa investiga história da metalurgia em Sorocaba
Até o momento, o grupo analisou 15 amostras de objetos de ferro forjado e fundido, sendo que sete delas foram identificadas como fabricadas na extinta Fábrica de Ferro Ipanema.
A pesquisa pretende ir além e busca encontrar objetos como moendas de ferro usadas em engenhos de cana-de-açúcar, que também saíram da Fazenda Ipanema, mas não têm registros.
A próxima etapa do projeto será tentar encontrar esses equipamentos e desvendar o mistério de uma moenda de seis toneladas, de 1841, que foi vista pela última vez no Ibirapuera no início da década de 70.
O achado permitirá que os pesquisadores rastreiem outras amostras de metal que podem ter sido originadas pela Fábrica de Ferro Ipanema, a única siderúrgica que fabricou ferro em praticamente todo o século 19 no Brasil.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1