• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

A Amazon enganou os compradores e lucrou com um algoritmo secreto

Aí, galera, a parada é que a Amazon deu uma manjada de usar um algoritmo secreto chamado Projeto Nessie pra enganar os compradores e lucrar mais. Foi isso que The Wall Street Journal soltou num novo relatório cheio de detalhes sobre essa treta. A FTC já tinha mencionado o Projeto Nessie num processo em setembro, mas a história tava toda editada e não dava pra sacar o que tava rolando.

sabe o que a Amazon fez com o Projeto Nessie? Arrancou mais dinheiro do bolso dos compradores, irmão! Tipo, meteu a mão direto no seu bolso e tirou os trocados da sua carteira. É isso aí, sem dó nem piedade.

O negócio era o seguinte: o Projeto Nessie servia pra Amazon aumentar os preços de um monte de coisas, tipo inflação doida, saca? E isso acontecia em todas as categorias de produtos vendidos por outros vendedores também. A gente nem sabe quando a Amazon começou a usar o Projeto Nessie, mas parou em 2019, de acordo com os informantes.

Projeto Nessie aumentava os preços da Amazon e vigiava outros vendedores

Os preços altos na Amazon nem eram novidade, irmão, mas isso era treta, porque essa informação sempre foi escondida. Agora, com essas informações novas sobre as práticas monopolistas da Amazon, as coisas podem mudar.

The Wall Street Journal diz que o Nessie era usado pra aumentar os preços de tudo quanto é coisa, e aí ele vigiava os preços desse mesmo troço em outros vendedores grandes, tipo a Target, por exemplo. Se a Target subisse o preço de um produto, o Nessie deixava o preço alto na Amazon. De boa. Mas se os outros vendedores não subissem o preço, o Nessie baixava o preço na Amazon na lata, pra ninguém perceber que eles tavam cobrando mais por um tempão.

Tem mais, ó: o Nessie também era usado pra igualar o preço promocional de outros vendedores. Se a Amazon igualasse o preço promocional de um vendedor, aí os preços caíam em todos os vendedores. Só que o preço da Amazon continuava baixo, mesmo depois que o preço promocional acabava nos outros vendedores.

O Projeto Nessie é só uma das várias coisas que a FTC tá acusando a Amazon. O regulador diz que a empresa tá abusando pra se manter no topo do mercado online. E a Amazon nega tudo, dizendo que a FTC tá errada nos fatos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1