• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Risco de enchente: prefeito de Blumenau fala sobre medidas adotadas na cidade

Nos últimos dias, Blumenau sofreu com o alto volume de chuva que caiu sobre a região e acendeu o alerta de risco de enchente. Na tarde desta quinta-feira (5), o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, falou sobre as medidas adotadas para garantir a segurança de todos.

Risco de enchente acende alerta em Blumenau

Risco de enchente: prefeito de Blumenau fala sobre medidas adotadas na cidade – Foto: Reprodução/ND

Na quarta-feira (4), a cidade do Vale do Itajaí registrou uma elevação de 7 metros do Rio Itajaí-Açu e mais de 90 milímetros de chuva, o que impactou diversos pontos da região.

Durante uma transmissão ao vivo, Mário falou sobre a abertura de um abrigo para as pessoas que precisaram deixar suas casas, situação das aulas, transporte e a suspensão da 38ª Oktoberfest Blumenau, além do monitoramento contínuo sobre a chuva na região.

Abrigo

Uma das medidas adotadas em Blumenau foi a abertura de um abrigo localizado na Rua Cidade de Salvador, n° 89, no bairro Itoupava Norte. Cerca de 16 pessoas estão no local atualmente.

O abrigo possui estrutura para atender famílias e até os pets, segundo o prefeito de Blumenau.

Ainda de acordo com Hildebrandt, o município conta com 59 abrigos, sendo 29 para ocorrências de deslizamentos e 30 para enchentes.

A lista com informações sobre as ruas em risco, de acordo com o nível do rio, podem ser acessadas por meio do AlertaBlu. Caso a rua não esteja na lista, pode ser verificada por meio uma mapa disponível no próprio site.

Saúde

Os atendimentos seguem normais em Blumenau, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Barasuol Lanzarin. Apenas o mutirão que aconteceria na Policlínica neste sábado (7) foi adiado, sendo os pacientes comunicados sobre isso.

Lanzarin ainda explicou que os hospitais da cidade possuem um plano de contingência em caso de situações como deslizamentos e enchentes.

Além disso, informou que as vacinas serão concentradas em Ambulatórios Gerais que têm geradores, por precaução.

Risco de enchente

De acordo com a nota hidrometeorológica emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina, há o risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira (6) com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 11 a 12 metros em Blumenau.

A região pode acumular de 120 a 130 milímetros de chuva durante o final de semana, o que impacta o nível do rio.

Durante a transmissão, Hildebrandt destacou a importância da população acompanhar os avisos meteorológicos emitidos pela AlertaBlu e Defesa Civil do município.

Além disso, enfatizou que Blumenau é uma das poucas cidades do país que possui uma equipe técnica de meteorologia.

Oktoberfest suspensa

38ª Oktoberfest Blumenau foi suspensa após o grande volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. A decisão foi divulgada pela Prefeitura Municipal depois de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (5).

Um dia após a abertura, a maior Festa Alemã das Américas foi suspensa de sexta-feira (6) até terça-feira (10), com retorno previsto para quarta-feira (11) ou até que tenha um novo panorama favorável para continuidade.

Mário Hildebrandt comunicou que a festa será prorrogada em uma semana e deve acontecer até o dia 29 de outubro.

De acordo com a prefeitura, a cota de enchente no Parque Vila Germânica é de aproximadamente 11 metros.

Por conta disso, o município decidiu suspender a Oktoberfest pelos próximos dias. Nesta quinta-feira (5) a festa acontece normalmente.

Aulas

O Secretário de Educação de Blumenau, Alexandre Matias, comunicou durante a transmissão que as aulas estão mantidas na rede municipal de ensino nesta sexta-feira (6).

A decisão levou em consideração a necessidade e respeito à algumas famílias que não possuem lugar para deixar as crianças no período de trabalho.

Já as famílias que estão em locais onde a cota de enchente é mais preocupante e não conseguirem levar os estudantes até a unidade de ensino, o Prefeito destacou que o aluno não será prejudicado pela falta.

Em relação as escolas estaduais, a SED (Secretaria de Estado da Educação) informou que todas as Coordenadorias Regionais de Educação estão orientadas a seguir as recomendações das autoridades locais municipais. Ou seja, nesta sexta-feira (6), seguindo a determinação municipal, as aulas estão mantidas na rede estadual de Blumenau.

Provas adiadas

As provas de certames da Prefeitura de Blumenau que seriam realizadas no domingo (8) foram reprogramadas por conta das chuvas.

As provas, referentes a dois certames em andamento – o concurso 002/2023 e o processo seletivo da Secretaria de Educação, serão realizadas em outra data.

A decisão foi tomada em virtude da previsão de grande volume de chuvas na região para este fim de semana.

A prova prática para candidatos às vagas de professor de Bandas e Fanfarras e para operadores de máquinas, do concurso público, foi remarcada para o dia 22 de outubro.

Já a prova objetiva do processo seletivo da educação foi reagendada para o dia 29 de outubro.

A Secretaria de Administração estima que cerca de 3 mil candidatos fariam as provas no domingo (8), vindos de diferentes regiões.

As novas datas e locais de prova serão informadas pelo e-mail dos candidatos, conforme informado no ato de inscrição e estarão disponíveis na página dos certames, acessível pelo endereço concursos.furb.br.

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1